Operação da PF contra fake news mira
Roberto Jefferson

Ordens judiciais estão sendo realizadas em seis estados e no Distrito Federal

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quarta-feira (27) mandados de busca e apreensão em seis estados e no Distrito Federal como parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre fake news. Ao todo, 29 mandados são executados no procedimento que é presidido pelo ministro Alexandre de Moraes.

As ações estão sendo realizadas nos estados do Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina, além do Distrito Federal. Um dos alvos mais conhecidos da operação é o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente do PTB.

Entre os outros alvos da operação aparecem apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, como o jornalista Allan dos Santos, do portal Terça Livre, e Sara Winter, ativista que coordena o grupo chamado 300 do Brasil, o proprietário das lojas Havan, Luciano Hang e o deputado estadual de São Paulo, Douglas Garcia.

O inquérito em questão foi iniciado, com algumas controvérsias, pelo presidente da Suprema Corte, Dias Toffoli. Segundo a Corte, o objetivo da medida é apurar “notícias fraudulentas” e ofensas e ameaças que “atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares”.

 

A polêmica, porém, é que o ministro Toffoli iniciou o procedimento por conta própria sem a chamada “provocação” de outro ente como o Ministério Público, por exemplo. Além desse fato, o ministro designou Alexandre de Moraes como relator do caso sem realizar sorteio, que é norma no caso de inquéritos comuns.

Na época, a então-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento do inquérito. Moraes negou. Partidos políticos, parlamentares e associações de procuradores também apresentaram ações contra a abertura do inquérito.

As ações questionam que muitos dos suspeitos das ofensas e crimes sob investigação de Moraes não têm foro privilegiado e, portanto, o inquérito não deveria ser conduzido pelo Supremo.

 

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fique sempre bem informado!

Cadastre-se em nossa newsleter e participe de nossas promoções.

Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications OK No thanks