Mais de R$ 7,8 milhões serão investidos para estruturar concessão de serviços de resíduos sólidos em Minas Gerais

Previous
Next

O Governo Federal está investindo mais de 7 milhões e 800 mil reais para a elaboração do projeto de estruturação do serviço de coleta e destinação dos resíduos sólidos em 20 cidades de Minas Gerais. Elas fazem parte do Consórcio de Municípios do Centro-Oeste Mineiro. A iniciativa vai beneficiar cerca de 600 mil pessoas.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, participou do lançamento do projeto, na cidade de Perdigão, em Minas Gerais. Ele apontou os benefícios da concessão do serviço para a região.

“Existem 3 mil lixões espalhados pelo território nacional. Tudo isso atenta contra a saúde da população brasileira. Tudo isso faz com que aumente a mortalidade infantil. Diminui a proficiência dos estudos, diminui a produtividade das pessoas, avilta nossos mananciais, intoxica nossos rios, os nossos estuários. É uma chaga exposta. É um câncer que precisa ser erradicado”.

LOC: Os estudos serão feitos com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Concessões e Parcerias Público-Privadas, o FEP. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, contou que a iniciativa levará mais qualidade de vida para a população.

“É um avanço muito importante, muitos lençóis freáticos são contaminados com esses resíduos hoje e o que nós queremos é um estado mais desenvolvido e também um estado mais limpo. Caso contrário, não adianta nós estarmos desenvolvendo e poluindo e sujando”.

Para receber os recursos para a elaboração do projeto, os municípios participaram, no ano passado, de um chamamento público. Foram selecionados 23 consórcios, que reúnem 304 cidades do País.

Além de Minas Gerais, as propostas atendem cidades da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A expectativa é que quase dez milhões de pessoas sejam beneficiadas com a ação.

Para saber mais, acesse mdr.gov.br.

Fonte: Brasil 61

Delmar Valansuelo

Delmar Valansuelo

Diretor da Mundial FM 91,3 mhz
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Relacionados

SIGA-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?

--:--
--:--
  • cover
    Mundial 91.3
Enable Notifications    OK No thanks