Não dê carona para o Coronavírus. Veja dicas de como se proteger do coronavírus no carro

O médico explica que o carro é como se fosse uma extensão da nossa casa,
inclusive com os mesmos grupos de bactérias e vírus que circulam na família

08/04/2020 – 08:55 Fonte: Divulgação

Previous
Next

A orientação é não circular; é ficar em casa. Mas, se for preciso sair, como se proteger do coronavírus no carro? Tem medidas a se tomar de higienização? O médico infectologista Lucas Chaves é bem claro: “se estiver com sintomas de gripe, não é para sair de casa e ponto, a não ser que tenha falta de ar, então a recomendação é procurar um serviço de saúde. Para os assintomáticos, a orientação é higienizar as mãos.” O médico explica que o carro é como se fosse uma extensão da nossa casa, inclusive com os mesmos grupos de bactérias e vírus que circulam na família.

Assim, como não é recomendado sair nem receber ninguém em casa neste momento, a regra vale para o carro também, ou seja, evitar dar e pegar carona. A seguir, confira outras dicas de Chaves e também do especialista em couro Leonardo Aquino e do técnico automotivo Nikolas Varandas.

– Não use alvejante ou água oxigenada no interior do carro, principalmente no estofamento. Evite também produtos de limpeza à base de amônia nas telas e painéis, pois eles podem comprometer o funcionamento dos aparelhos. – O risco de contágio é maior se alguém com gripe tossir ou espirrar no carro, uma vez que o coronavírus é dissipado principalmente pelas gotículas de saliva. Neste caso, o ideal é limpar, também com água e sabão neutro, as áreas afetadas. Os botões de comando ou as alavancas de seta e faróis também são importantes. Na falta do sabão neutro, álcool líquido 70%, e não em gel, também funciona muito bem para as partes duras do carro, sem danificar as peças. – Para não desgastar o couro do carro, nestes tempos em que a limpeza precisa ser mais assídua, uma boa hidratação é bem-vinda. Há produtos específicos no mercado. Apesar de o couro sintético não precisar de tanta hidratação, por não ser poroso, vale a pena hidratá-lo também para que ele não descasque ou rache por causa do ressecamento. O couro também pode ser limpo com álcool líquido, mas, no longo prazo, o melhor é usar sabão em barra e água para a limpeza de manchas e derramamentos. Essa solução não costuma danificar o couro.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks