Indicador Ipea registra recuo de 2% nos investimentos em dezembro
10/02/2020 17:22 em Agronegócio

O Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apontou queda de 2% no mês de dezembro na comparação com novembro, com ajuste sazonal. O mesmo comportamento foi observado no acumulado do quarto trimestre de 2019, que fechou com retração de 2,7%. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira, 06. O indicador mede os investimentos em aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo.

 

 

Máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos são os segmentos que compõem a FBCF. Em dezembro, os investimentos de máquinas e equipamentos tiveram retração de 6,8%. A construção civil teve variação negativa de 1,6% e os outros ativos fixos, queda de 1,2%. 

 

 

No acumulado em doze meses, os investimentos encerraram o ano de 2019 com avanço de 2,1% e a demanda interna por máquinas e equipamentos com alta de 3,1%. Os investimentos por meio de construção civil, por sua vez, fecharam o ano passado com alta de 0,5%, o primeiro resultado positivo nessa base de comparação desde 2013.

 

 

Na comparação com dezembro de 2018, o FBCF registrou queda de 2,2%. Na avaliação por segmento, na comparação com dezembro de 2018, o desempenho negativo foi bastante disseminado. Enquanto a construção civil recuou 3,7%, máquinas e equipamentos tiveram retração de 1,7%. Apenas os outros ativos fixos tiveram desempenho positivo: cresceram 1,7%.

Fonte:agrolink.com.br

COMENTÁRIOS