Rodas Esportivas, é mais do que boa aparência…

Colocar rodas esportivas em seu veículo não só o incrementa, como também traz de volta parte da excitação de carros novos.

Rodas novas também podem melhorar o desempenho da direção e segurança.

Mas a escolha de pneus e rodas para os automóveis de hoje é muito mais complexa do que costumava ser, dada toda a tecnologia inteligente construída em veículos modernos e a enorme variedade de tipos de pneus e rodas disponíveis atualmente.

Antes de comprar, é bom saber sobre as compensações que acompanham a mudança de tamanho de sua roda e pneu. Suas escolhas podem afetar o manuseio. Em alguns veículos, pode haver um sacrifício na tração em todas as estações, em outros, pode melhorar. Você provavelmente terá mais capacidade de resposta, com seu percurso mais sensível às condições da estrada do que o que você sentiu com o OE (roda original do equipamento e pacote do pneu). A vida útil do seu pneu pode ser melhorada ou encurtada.

Também é bom ter uma compreensão básica de montagem, ou seja, quais tamanhos de pneus de roda podem ser montados corretamente em seu veículo. Sem saber, você corre o risco de nova configuração afetar o funcionamento correto dos componente da suspensão e da direção do veículo.

Primeiro, conheça algumas terminologias: as roda e Aro são as mesmas?

As pessoas geralmente se referem a rodas e aros como a mesma coisa. O aro é na verdade parte da roda cheia. É a parte mais externa da roda. Suporta o pneu e cria um selo hermético.

A roda refere-se ao todo o conjunto. É um disco de metal com raios e um padrão de parafusos específicos, onde os fixadores, chamados de porcas ou parafusos, prendem a roda ao cubo do veículo.

O aro e a roda podem ser fabricados como uma unidade ou um conjunto de múltiplas peças. Para este artigo, vamos supor que a roda e o aro sejam uma unidade e chamá-la de roda.

Conheça o seu CARRO para poder escolher as rodas esportivas

Qualquer veículo terá uma gama de tamanhos de diâmetro de roda / pneu de várias polegadas que se encaixam corretamente. Isso lhe dá alguma flexibilidade quando você quer adaptar o tamanho da roda para aparência e desempenho.

Rodas são medidas em polegadas, por diâmetro e largura do aro. O diâmetro da roda é a largura da roda no centro em polegadas. Largura do aro é a medida do assento do talão ao assento do talão (o quão larga a roda está olhando para a cabeça). Por exemplo, aqui está um gráfico mostrando o tamanho de uma roda de 17 “x 8,5”:

Para encontrar rodas que sirvam para o seu veículo, comece coletando o diâmetro e a largura dos pneus.

1. Encontre o seu diâmetro de roda.

Esta é a distância entre os dois assentos do grânulo, os pontos planos onde as bordas do pneu são abraçadas com segurança na roda. Esta medida será gravada na roda, item E no gráfico abaixo.

2. Encontre a largura dos seus pneus existentes.

Largura do pneu é a medida em milímetros (mm) de lado a lado olhando para a cabeça do pneu.

3. Encontre a Altura do seu pneu.

Este número é marcado na parede lateral do seu pneu, item C no gráfico. A proporção é uma porcentagem. É a altura do flanco dividido pela largura do pneu. Mais especificamente, é a altura da parede lateral medida do aro da roda até o topo do piso, expressa como uma porcentagem da largura do pneu. Nosso pneu de exemplo tem uma proporção de 65.

Uma mudança nessa relação geralmente significa que a altura da lateral do pneu muda. Isso resultará em diferenças de desempenho.

Tamanho da roda e objetivos de condução

“Eu estou querendo apenas dar uma nova cara para meu carro.”

Digamos que você queira apenas personalizar um veículo para deixá-lo mais esportivo. Se você é preocupado com a estética, mas não quer mudar o desempenho de corrida atual, é fácil: você pode manter o mesmo tamanho, mas trocar suas rodas por algo mais vistoso.

“Eu quero uma melhor aceleração e curvas.”

Se você gosta de dirigir e está procurando aprimoramentos de desempenho, as rodas esportivas podem ter um papel importante. A escolha de uma roda de maior diâmetro diminui a altura da lateral do pneu. Isso adiciona capacidade de resposta. Você notará maior estabilidade, principalmente nas curvas. Feito corretamente, rodas maiores podem melhorar a aceleração e reduzir a distância de frenagem.

Rodas de diâmetro maiores também podem significar menor vida útil dos pneus, você pode sentir um pouco mais de impacto nas ruas de calçamento. Em caminhonetes de tamanho normal, um pacote maior de pneus e rodas pode significar que você pode não obter um raio de viragem menor do que o original.

“Eu quero algo esportivo, mas eu ainda quero o passeio mais suave.”

Rodas menores são montadas com pneus que têm uma proporção maior, resultando em um passeio mais confortável com menos retorno da estrada. Com pneus de parede lateral mais altos, você se sentirá mais flexionado quando virar os cantos e perceberá uma diferença no manuseio. Este tipo de pacote gerencia melhor impactos como buracos, lombadas e detritos, protegendo as rodas contra danos.

Padrões dos parafusos (Furação das Rodas)

O padrão de parafusos é quantos furos estão nas rodas que você está comprando e a que distância eles estão. Tem de ser compatível com o seu veículo.

Você pode procurar por padrões de parafusos nas descrições das rodas, mas só porque seu veículo pode ter cinco pinos não significa que todas as rodas de cinco pinos se encaixem. Existem várias possibilidades de padrão de parafusos nos veículos atuais, geralmente variando de quatro a oito terminais. E existem diferentes maneiras de medir entre as garras, dependendo do número.

Mesmo que as rodas que você gosta tenham o padrão correto de parafuso, há uma possibilidade de que elas não se encaixem, portanto, obtenha respostas certeira antes de comprar.

  • Folga adequada, de modo que as rodas ou pneus não batam na carroceria, nos freios ou em partes da suspensão
  • Tração e estabilidade adequadas
  • Manutenção de leituras precisas de velocímetro e odômetro
  • Manter os pneus dentro da velocidade e capacidade de carga

Escolher uma configuração de roda é mais do que simplesmente escolher um estilo que você goste. Questões como folga adequada para componentes do sistema de freio, fricção potencial em partes do veículo e padrões de parafusos podem ser negligenciadas.

Marcio Brito

Marcio Brito

Assessoria | DaQui Agência Digital
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