Mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro começaram a ser julgados nesta terça-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Esse é o quarto conjunto de denúncias apresentadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra acusados pelas ações de vandalismo nas sedes do Supremo, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto.
O julgamento acontece no plenário virtual e vai até a próxima segunda-feira, dia 15. Os inquéritos estão sob a relatoria do Ministro Alexandre de Moraes.
Agora, o STF vai decidir se abre ações penais contra os acusados. Se as denúncias forem recebidas, eles viram réus. Em seguida começa a fase de coleta de provas, com depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação. Depois, o Supremo vai decidir pela condenação ou absolvição dos acusados.
Nessa segunda-feira, por 8 votos a 2, a Corte tornou réus mais 250 acusados de participação nos atos antidemocráticos durante julgamento do terceiro bloco de denúncias contra os acusados.
Até o momento, a Corte decidiu pela abertura de ações penais contra 550 pessoas das 1,3 mil acusadas de participação nos atos antidemocráticos.
*Com informações da Agência Brasil