Fenatran 2024: Mercedes-Benz confirma testes de elétricos

Marca também mostrou o Accelo 2025 renovado, os Actros Evolution e o “Estrela Delas”

A Mercedes-Benz confirmou na Fenatran 2024 que iniciará testes de dois caminhões elétricos no Brasil em 2024. Ela avaliará junto com clientes cinco unidades do e-Actros 300 e 400 e dez do Fuso eCanter. Além deles, a marca apresentou o Accelo 2025 e novas versões para o Actros, Atego e Arocs.

Os caminhões elétrico serão testados com clientes no início em 2025, começando com a participação das empresas Braspress Transportes Urgentes, Coca-Cola Femsa Brasil, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê, que utilizarão os veículos em suas rotinas operacionais.

Durante a Fenatran 2024, a Mercedes-Benz confirmou que terá um eletrificado em cada segmento à venda no Brasil até 2030.

Mercedes-Benz eActros 300

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Mercedes-Benz eActros

Mercedes-Benz eActros

Os Mercedes-Benz eActros 300 e eActros 400 serão avaliados em operações interurbanas de cargas médias e pesadas.

Os caminhões elétricos eActros podem receber carroçarias como baú carga seca, porta-containers, porta-pallets e outras. É indicado para o transporte de móveis, eletrodomésticos, bebidas, alimentos e vários outros produtos, além da logística entre CDs, armazéns e fábricas em setores como e-commerce e varejo.

No período de testes, as cinco unidades em avaliação serão nas versões plataforma, cavalo mecânico e plataforma+reboque, tração 4×2 ou 6×2, com 19 ou 27 toneladas de PBT e 40 toneladas de CMT na versão cavalo mecânico.

O Mercedes-Benz eActros 300 tem três conjuntos de baterias e o eActros 400 conta com quatro. Cada pack de bateria tem capacidade de 112 kWh que oferecem autonomia entre 200 e 400 quilômetros, variando conforme o modelo e aplicação.

O carregamento rápido das baterias ocorre em até 1 hora e 15 minutos. As baterias do eActros são NMC (níquel, manganês e cobalto) que garantem densidade energética para um caminhão para cargas pesadas.

O Mercedes-Benz eActros tem trem de força composto por um eixo eletrificado com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. Os dois motores resfriados a líquido geram uma potência contínua de 330 kW, com potência máxima de 400 kW. Além disso, com um estilo de condução preditivo, a energia elétrica pode ser reaproveitada por meio do sistema de freio regenerativo. A energia recuperada durante a frenagem é devolvida às baterias do eActros e fica então disponibilizada novamente para a tração do veículo.

Por dentro, o motorista tem a sua disposição painel em LCD colorido com recursos de controle e segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth, volante multifuncional, botão start/stop, monitores da MirrorCam e porta celular, entre outros.7

Em relação a segurança, o Mercedes-Benz eActros conta com o sistema MirrorCam que substitui os retrovisores convencionais, ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), ESP (controle eletrônico de estabilidade), LDWS (sensor de faixa de rolagem), EPB (freio eletrônico de estacionamento) e IHC (controle inteligente de faróis).

Fuso eCanter
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Fuso eCanter

Fuso eCanter

Além do pesado eActros, a Mercedes-Benz também testará o caminhão leve Fuso eCanter que é vendido na Ásia, Europa e nos Estados Unidos.

Ele terá dez unidades em testes iniciais, sendo apto a receber várias aplicações como carroçarias como carga seca aberta, furgão baú, baú frigorífico, sider, compactador de lixo, basculante, guincho e cesta aérea, além de outras.

Serão avaliadas duas configurações com PBT na faixa de 7,5 e 8,5 toneladas. O Fuso eCanter pode receber dois com capacidade para 82 kWh ou três que passam a oferecer 124 kWh. Com dois packs a autonomia fica em 140 quilômetros e com três ela chega até a 200 quilômetros. Com carregamento rápido, as baterias ficam completas entre 30 minutos e 1 hora e 10 minutos. O eCanter conta com sisteam de regeneração que recupera a energia cinética durante a frenagem, aumentando a autonomia.

Mesmo trabalhando em alta rotação, chegando a 15.000 rpm, o eCanter trabalha baixo nível de ruído e vibração. Ele tem motor elétrico de 430 Nm de torque e 129 kW de potência de pico (250 Nm e 110 kW em regime). Sua refrigeração é a água, o que reduz custos e aumenta a eficiência em relação a conceitos que utilizam óleo.

O caminhão leve elétrico Fuso eCanter tem quadro de instrumentos em LCD colorido com recursos de segurança integrados (visão em tempo real da carga de bateria e indicador do nível de frenagem regenerativa, além de alertas e diagnósticos sem desvio de visão da estrada), display central multimídia sensível ao toque, anti-reflexo e com Bluetooth e volante multifuncional.

A chave “Fácil Acesso”, sem contato, permite a abertura e a partida do veículo com um simples toque. A partir de um interruptor giratório, não é necessário inserir a chave para a ignição.

Já a abertura e o fechamento das portas ocorrem sem necessidade de ter a chave em mãos. Devido à função de imobilizador, a partida só é póssível com a chave próxima ao veículo.

A lista de segurança é composta por ABA5 (assistente ativo de frenagem), ASA (assistente de ponto cego), AAA (assistente de fadiga), LDWS (sensor de faixa de rolagem), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ABS com distribuição eletrônica de frenagem, EPB (freio eletrônico de estacionamento), acendimento automático dos faróis, IHC (controle inteligente de faróis), AVAS (alerta acústico de veículo), câmera de ré, painel digital em LED e eixo eletrificado.

Mercedes-Benz Actros Evolution 2025
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz Actros Evolution

Actros Evolution

Com o Actros Evolution 2025 chega para ampliar a gama de caminhões extrapesados da marca. Ele será posicionado como versão topo de gama da família Actros.

Entre os destaques do Actros Evolution estão bateria de alta ciclagem, que oferece a maior capacidade do mercado, de 230 Ah, filtro coalescente, que garante alto poder de filtragem, até 500 vezes mais potente do que um filtro convencional, novo compressor de ar nos motores OM 460, que traz ainda mais robustez e eficiência para o motor e kit robustez da cabina para operações mixroad.

O motor do pesado é o OM 471 LA de 530 cavalos de potência a 1.600 rpm e torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. Outro importante destaque dessa terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem.

A Mercedes-Benz confirma que o Actros Evolution tem o menor consumo de combustível, trem de força potente, redução de 33% nas paradas de manutenção e manutenção preventiva otimizada, além é claro do carregamento de celular por indução, facilitando a rotina do motorista.

Mercedes-Benz Actros Evolution Estrelas Delas
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz Actros Evolution Estrelas Delas

Actros “Estrela Delas”

Apresentado como modelo conceitual na Fenatran de 2022, o Actros Estrela Delas começará a ser vendido em 2025.

O Actros “Estrela Delas” é fruto do trabalho do Centro de Customização de Caminhões da própria Mercedes-Benz (CTC), que configura o veículo da maneira que a cliente e o cliente quiserem.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz Actros Evolution Estrelas Delas

O caminhão Actros Evolution “Estrela Delas” 2025 recebeu novos como o vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Vale citar ainda que os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Accelo 2025

O Mercedes-Benz Accelo 2025 também é destaque da marca na Fenatran 2024. Ele será comercializado nas configurações 917, 117 e 1417 6×2. De acordo com a marca, eles são caminhões urbanos que também podem operar em curtas distâncias rodoviárias intermunicipais e nas zonas rurais.

Os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga.

Mercedes-Benz Atego 1719
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz Atego 1719

Atego 1719 Full Air

Outro caminhão de destaque na Fenatran 2024 é o Mercedes-Benz Atego 1719 Full Air que recebeu suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Ele foi desenvolvido para atuar no transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificulta a distribuição dessas cargas.

O Actros “Estrela Delas” é fruto do trabalho do Centro de Customização de Caminhões da própria Mercedes-Benz (CTC), que configura o veículo da maneira que a cliente e o cliente quiserem.

Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz Actros Evolution Estrelas Delas

O caminhão Actros Evolution “Estrela Delas” 2025 recebeu novos como o vaso sanitário na cabina, o que é um grande diferencial do produto e que conta com sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo, ducha higiênica com bico antirespingo, espelho atrás do banco do passageiro feito de material resistente a fim de garantir a segurança, gaveta adicional localizada próxima ao espelho e TV da Alliance Truck Parts, além de saias laterais. Vale citar ainda que os caminhões Actros Evolution já possuem, como opcional, a geladeira, item essencial no mercado para motoristas.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Accelo 2025

O Mercedes-Benz Accelo 2025 também é destaque da marca na Fenatran 2024. Ele será comercializado nas configurações 917, 117 e 1417 6×2. De acordo com a marca, eles são caminhões urbanos que também podem operar em curtas distâncias rodoviárias intermunicipais e nas zonas rurais.

Os modelos 917, 1117 e 1417 6×2 passam a atender as faixas de PBT de 9, 11 e 14 toneladas, resultando num ganho de até 1,2 tonelada de capacidade de carga.

Mercedes-Benz Atego 1719
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação – Mercedes-Benz Atego 1719

Atego 1719 Full Air

Outro caminhão de destaque na Fenatran 2024 é o Mercedes-Benz Atego 1719 Full Air que recebeu suspensão pneumática nos dois eixos como solução de fábrica. Ele foi desenvolvido para atuar no transporte de cargas mais sensíveis, principalmente do segmento de bebidas, uma vez que as ruas das cidades são irregulares e isso, por muitas vezes, dificulta a distribuição dessas cargas.

O Arocs 4051 é o sucessor do Axor madeireiro. Ele sai de fábrica totalmente customizado para a versão 8×4, podendo ser equipado com escape vertical, kits de proteção e uma grande novidade: cabina leito para as operações de longas distâncias dos clientes.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

POR Marlos Ney Vidal

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