A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar, deixou de seguir Karla Sofía Gascón, protagonista de Emilia Perez.
Rumores indicam que o unfollow aconteceu nesta sexta-feira (31), após declarações polêmicas de Karla Sofía Gascón sobre o Islã, George Floyd, diversidade no Oscar e até comentários sobre Fernanda Torres.
Tradicionalmente, o perfil da Academia segue todos os indicados ao Oscar, incluindo, neste ano, Fernanda Torres, concorrente de Karla Sofía Gascón na categoria de Melhor Atriz.
Apesar do unfollow, Gascón ainda segue a conta oficial da premiação, que pode votar em Emilia Perez em 13 categorias, incluindo Melhor Filme. A Academia, por sua vez, mantém o follow em Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui), Demi Moore (A Substância) e Cynthia Erivo (Wicked). Já Mikey Madison (Anora) é a única indicada sem perfil no Instagram, razão pela qual não está na lista de seguidos pelo Oscar.
Em um dos posts mais polêmicos, Karla criticou a diversidade do Oscar 2021, comparando a cerimônia a um “festival afro-coreano” e a uma manifestação do movimento Black Lives Matter.
A atriz escreveu: “Cada vez mais o Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto, eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M. Além disso, uma gala feia, feia.”