Um avião de fabricação brasileira modelo Embraer 190, que decolou do Azerbaijão com destino à Rússia e levava 67 pessoas, caiu nesta quarta-feira (25/12) nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão, conforme informaram as autoridades cazaques, que contabilizam 28 sobreviventes do incidente. A aeronave era operada pela Azerbaijan Airlines.
O Ministério dos Transportes do Cazaquistão afirma que, dentre as 67 pessoas a bordo da aeronave, 5 eram membros da tripulação; 32 eram cidadãos azerbaijanos, 16 eram russos, 6 eram do Cazaquistão e 3 eram do Quirguistão.
Em comunicado, as autoridades cazaques afirmam que as chamas foram extintas e os sobreviventes, incluindo duas crianças, foram encaminhados a um hospital e estão recebendo tratamento. Equipes de resgate estavam trabalhando no local do acidente para recuperar os corpos das vítimas.
Causas do acidente estão sendo investigadas.
De acordo com a Azerbaijan Airlines, o avião estava realizando o voo de número J2-8243, decolou de Baku e tinha como destino Grozny, na região russa da Chechênia, mas foi obrigado a realizar um pouso de emergência nas proximidades de Aktau.
O Cazaquistão declarou ter formado uma comissão governamental para investigar as causas do acidente e informou que está dando apoio às famílias dos mortos e feridos. O país se comprometeu a colaborar com o Azerbaijão para esclarecer a tragédia.
A agência russa de aviação declarou em comunicado que recebeu informações preliminares indicando que o piloto havia optado por um pouso de emergência após uma colisão com um pássaro.
Vídeo: Reprodução
Foto: Azamat Sarsenbayev/REUTERS
UOL com informações de Reuters e AFP