A garantia de peças automotivas deve ser conhecida por todo motorista. Afinal, se trata de um importante direito dos proprietários de carros.
Segundo a legislação brasileira, os bens duráveis têm uma garantia mínima de 90 dias após a data de aquisição. As peças de veículos se enquadram nesse prazo, porém há muito mais que você precisa saber sobre o tema.
A gente vai mostrar em que situações a garantia pode ser solicitada, e como assegurar que o fornecedor cumpra com a lei.
Seja você um cliente em busca de informações sobre garantias ou mais um dos muitos brasileiros apaixonados por carros, nosso artigo foi feito para te ajudar. Continue a leitura!
Como solicitar a garantia de peças automotivas?
O primeiro passo para solicitar a garantia de peças automotivas é apresentar a nota fiscal ao fornecedor. Mesmo que você tenha apenas comprado algum componente, sem pedir por qualquer serviço, guarde esse documento.
Já se a compra da peça tenha sido acompanhada de um serviço, tudo o que foi realizado deve constar no campo Discriminação dos serviços.
É na nota fiscal que estão também a data da compra ou solicitação do serviço e todos os detalhes que o vendedor precisa saber para cumprir com a garantia.
Inclusive, recomendamos passar bem longe de estabelecimentos que não costumam entregar a nota fiscal de produtos e serviços a seus clientes.
Atualmente, além da nota física, é comum que os vendedores disponibilizem também a versão digital, encaminhada por e-mail.
Essa medida evita que o documento se perca, além de conservar as informações por tempo indeterminado, sem estar sujeito ao desgaste natural do papel.
Ao pedir o cumprimento da garantia, também é importante informar detalhadamente quais defeitos a peça possui, e quando você começou a perceber as falhas.
A seguir, listamos os principais problemas cobertos por garantias que costumam afetar componentes veiculares:
- Fabricação: peças com falhas vindas de fábrica são cobertas por garantias, já que o comprador não tem qualquer responsabilidade sobre o ocorrido;
- Armazenamento e transporte: se o componente foi danificado durante o armazenamento ou transporte, o fornecedor também precisa providenciar o reparo e, se necessário, a substituição do item;
- Desgaste excessivo: após instalada no carro, a peça deve entregar a durabilidade prometida. Com exceção de desgastes por mau uso, o cliente pode solicitar o cumprimento da garantia caso o desempenho não seja o esperado.
Vale ressaltar que a cobertura de falhas varia conforme o fabricante da peça. Portanto, antes de comprar, é essencial verificar se existem especificações quanto à garantia.
A garantia de peças automotivas é obrigatória?
Como acontece com qualquer bem durável, a garantia de peças automotivas é obrigatória por, pelo menos, 90 dias. Nada impede ainda que o fornecedor ofereça um prazo estendido de cobertura, ficando a critério do cliente aceitar ou não.
Uma vez que você acione a garantia, a empresa responsável pelo reparo ou substituição da peça tem até 30 dias para solucionar a demanda.
Além de ter a nota fiscal em mãos, existe uma forma prática de evitar dores de cabeça ao solicitar garantias: sempre buscar por vendedores reconhecidos no mercado.
Isso vale não apenas para a compra de peças individuais, como também de carros. Empresas que prezam por sua imagem, garantem a melhor experiência a seus clientes.
Aqui na Unidas Seminovos, por exemplo, disponibilizamos a Garantia Mais, plano de garantia estendida que deixa qualquer motorista muito mais tranquilo.
Ao comprar seu carro com a gente e adicionar a Garantia Mais, você tem acesso a uma rede de oficinas parceiras, que trabalham apenas com peças originais.
Para conhecer o benefício nos mínimos detalhes, dá uma olhada neste artigo que produzimos em nosso blog.
Dicas para conservar peças automotivas
Ainda que a garantia de peças automotivas exista para proteger seus direitos, é sempre interessante adotar práticas que ajudem a conservar cada componente do carro.
Vamos começar pelas peças que são adquiridas, mas não instaladas de imediato nos veículos. Isso é muito comum em oficinas mecânicas que atendem uma grande quantidade de demandas, e por isso precisam ter itens em estoque.
Se você é dono de uma oficina ou revendedora de autopeças, se certifique de reservar um local seguro para guardar os itens comprados. Mesmo componentes com ótima qualidade devem ser mantidos em uma área seca, limpa e livre de exposição direta à luz solar.
Esses pequenos cuidados fazem toda a diferença para preservar a resistência original das peças e satisfazer seus clientes.
Por outro lado, quando se fala em peças instaladas no veículo, a conservação está mais relacionada à maneira de dirigir. Os veículos atuais são cada vez mais preparados para suportar trancos e grandes cargas.
No entanto, os limites determinados no manual do proprietário devem sempre ser respeitados. Ultrapassar a capacidade máxima de carga do carro pode ocasionar sérios danos em componentes do motor, suspensão e sistema de freios.
Na prática, isso resulta em perda de estabilidade, aceleração e frenagem, especialmente quando se conduz por pistas irregulares.
Ao dirigir, também se recomenda evitar movimentos bruscos, seja no acionamento dos pedais, câmbio ou direção.
Mantenha sempre uma distância segura dos demais veículos e antecipe riscos, assim você terá uma condução suave e protegerá todas as peças do seu carro.
Por fim, quando comprar uma peça, procure a ajuda de um profissional para fazer a instalação. Inserir componentes em automóveis requer conhecimento e movimentos precisos, que não afetem outras partes de sistemas mecânicos e elétricos.
Aliás, aproveite a presença do especialista para pedir informações adicionais sobre o item instalado, e como manter seu máximo desempenho por mais tempo.
O que fazer quando identificar problemas?
Mesmo que sua garantia de peças automotivas tenha expirado, é fundamental seguir atento aos sinais que o carro apresenta.
Por isso, ao notar comportamentos incomuns, como barulhos excessivos e perda de estabilidade, procure uma oficina de sua confiança o mais rápido possível. Quanto antes uma falha for identificada, maiores as chances de corrigi-la antes que se torne um caso mais sério.
Outro ponto importante são as manutenções preventivas do carro. Na correria do dia a dia, nem sempre reservamos tempo para checagens e serviços básicos, como a calibragem dos pneus e a troca de óleo.
Porém, mesmo essas atividades simples devem ser consideradas. Nossa dica é salvar na agenda do seu celular lembretes para realizar manutenções preventivas e checagens, ainda que tudo no carro pareça em ordem.