Ícone da publicidade, Washington Olivetto criou propagandas emblemáticas; relembre

'Garoto Bombril', 'primeiro sutiã', 'Hitler'...

Olivetto produziu os únicos dois comerciais brasileiros presentes na lista dos 100 maiores do mundo de todos os tempos, além de ter sido eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Publicidade.

O publicitário Washington Olivetto morreu neste domingo (13), aos 73 anos, em decorrência de uma pneumonia. Ícone da publicidade mundial, ele criou uma série de propagandas emblemáticas, obras que o tornaram um dos publicitários mais premiados de todos os tempos.

Campanhas que deram o que falar e marcaram o imaginário popular por décadas foram desenhadas por Olivetto, como os famosos comerciais da Bombril e as marcas da companhia, incluindo o amaciante Mon Bijou e o pinho Bril, estreladas pelo ator Carlos Moreno, o “Garoto Bombril”. (veja abaixo)

Ao todo, Olivetto conquistou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes. No festival Profissionais do Ano, organizado pela Rede Globo, ele foi o criativo mais premiado dos últimos 30 anos.

O artista foi nomeado um dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional, além de ter sido eleito duas vezes o publicitário do século pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Ele também venceu o Clio Lifetime Achievement Award, um dos prêmios de maior prestígio da publicidade mundial, em 2014, e foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o Creative Hall of Fame, do The One Club – uma espécie de “Calçada da Fama” dos profissionais de publicidade.

Publicidade na veia

 

Washington Olivetto nasceu em São Paulo, em 29 de setembro de 1951, e se interessou pela publicidade logo no começo da juventude, sem chances para outras carreiras. A influência veio de seu pai, que era vendedor.

Ele estudou publicidade e propaganda na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), mas não chegou a concluir o curso. Apesar disso, começou a trabalhar na área ainda bem jovem, aos 18 anos, em 1969, quando foi contratado como redator em uma agência.

Propaganda da torneira

Foi lá, com poucos meses de trabalho, produziu um comercial para a Deca, conhecido como “O Pingo”. Na produção, uma torneira fica pingando água por 21 segundos, até que um locutor anuncia que a empresa está lançando uma torneira com um mecanismo de vedação, e conclui: “Por isso, se a sua torneira Deca estiver vazando, é porque você simplesmente esqueceu de fechar”.

Veja também...

Categorias do Blog

Sábado

Das 9:00 às 12:00h
Aquí na Mundial FM!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

2024 | Mundial Fm 91,3 | Todos os direitos reservados | by DaQui

Fale com o locutor.
Fale com o Locutor...
Olá
Seja bem vindo!