A John Deere, gigante da tecnologia agrícola, apresenta na CES 2025 uma série de máquinas autônomas de última geração, equipadas com inteligência artificial e visão computacional avançada. As novidades prometem transformar os setores agrícola, de construção e de jardinagem, oferecendo maior eficiência, sustentabilidade e produtividade.
“Ampliar o portfólio de tecnologias da John Deere para permitir que mais máquinas operem de forma segura e autônoma não beneficiará apenas nossos clientes, mas toda a cadeia responsável por fornecer alimentos, combustível, fibras, infraestrutura e jardinagem”, afirma Jahmy Hindman, vice-presidente de Tecnologia da John Deere.
A CES 2025 é o maior evento de tecnologia e inovação do mundo, e acontece de 7 a 10 de janeiro de 2025, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Tratores e caminhões autônomos
Entre as máquinas autônomas de última geração apresentadas pela John Deere na CES 2025 estão:
Trator autônomo 9RX
Projetado para grandes propriedades agrícolas, o trator 9RX elimina a necessidade de um operador na cabine, graças ao kit de autonomia de segunda geração. Com 16 câmeras, o sistema oferece uma visão 360° do campo, permitindo operações mais rápidas e seguras.
Tratores estreitos 5ML autônomos
Ideais para culturas especiais como pomares, esses tratores autônomos facilitam tarefas repetitivas e exigem menos mão de obra especializada.
Caminhão basculante articulado autônomo 460 P-Tier
Revolucionando a indústria da construção, o caminhão opera de forma autônoma, conectando as zonas de carga e descarga de forma contínua.
Sustentabilidade e eficiência
Além da autonomia, as máquinas autônomas da John Deere também se destacam por sua versatilidade e sustentabilidade. Algumas versões já contam com motores elétricos, e a empresa busca constantemente soluções para reduzir o impacto ambiental de suas operações.
Impacto global e acessível
Embora ainda não haja previsão para a introdução dessas máquinas autônomas no Brasil, a possibilidade de adaptar os kits autônomos a máquinas existentes oferece um exemplo inspirador de como a modernização pode ser acessível para produtores ao redor do mundo.
A John Deere reafirma seu compromisso em liderar a transformação da produção agrícola e industrial, ajudando a moldar um futuro mais produtivo, rentável e sustentável.
Foto: Divulgação
Por: Antonio Cervi