A Kia revelou sua primeira picape média, a Tasman, que começará a ser vendida inicialmente no mercado coreano no primeiro semestre de 2025. O modelo interessa muito ao mercado brasileiro, já que a Kia tem planos de montar a Tasman no Uruguai, na fábrica da Nordex, a previsão é que ela estreie na América do Sul entre o fim de 2025 e começo de 2026.
Antes de desembarcar na América do Sul, a Kia Tasman 2025 chegará aos mercados da Austrália, África e Oriente Médio.
A Kia Tasman tem visual bem futurista, à primeira vista, a pergunta que vem é, onde estão os faróis? A marca coreana os instalou nos para-lamas numa peça de plástico que também faz cosplay das molduras das caixas de roda.
O para-choque faz parte da frente da picape, ele fica bem encorpado na frente, com o capô mais curto se encaixando a ele. A grade em preto tem o nome Kia estampado na parte mais alta.
Dividido em dois, a parte debaixo do para-choque tem desenho mais quadrado, com as bordas com cortes retilíneos. A frente da Tasman a deixa bem imponente.
De lado, a parte inferior da Tasman tem um acabamento em preto. As portas tem estampagens bem lisas, ficando com um vinco somente na parte inferior.
As molduras das janelas recebem acabamento em preto, dependendo da versão. As caixas de roda traseira, repetem o acabamento em plástico dos para-lamas dianteiros.
A caçamba da Tasman é bem alta e oferece 1.173 litros de capacidade. Com tração 4×2, a capacidade de carga da picape é de 1.195 kg e as versões 4×4 podem levar até 1.017 quilos. A capacidade de reboque é de 3.500 quilos.
A Kia Tasman 2025 estreia em três versões de acabamento, a de entrada Base, a intermediária X-Line e a topo de gama X-Pro.
As opções Base e X–Line tem rodas de 18” e a X-Pro é de 17”
As lanternas traseiras tem um abrigo em plástico mais horizontalizado, mas as luzes acabam tendo formato mais vertical.
Já a tampa da caçamba tem o nome Kia estampado na lataria e o nome Tasman é aplicado logo abaixo. A maçaneta de abertura do compartimento de carga tem acabamento em preto, ficando em destaque na parte superior. O para-choque, dependendo da versão tem apliques na cor da carroceria mesclando com o preto e outros ele é todo em preto, não importando qual versão, ele conta com degraus nas extremidades para facilitar o acesso à caçamba.
Assim como o exterior, o painel da Kia Tasman também tem linhas bem futuristas. São três digitais integradas, a do quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas, no centro uma de 5” exibe as informações do ar-condicionado e por fim, uma de 12,3” é do sistema multimídia que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O console central é bem elevado separando bem o espaço do motorista e do passageiro dianteiro. As forrações de porta dianteiras têm um apoio de braço que ocupa quase toda sua extensão.
Os bancos dianteiros tem abas laterais bem salientes para oferecer um bom apoio para o corpo dos ocupantes.
Na traseira, a picape tem assoalho quase plano e as forrações de porta tem o mesmo desenho das dianteiras. O banco traseiro tem apoios de cabeça reguláveis e no centro, quando só dois ocupantes estiverem atrás, eles contam com apoio de braço.
O banco traseiro oferece compartimentos de carga, bastando levantar o assento para ter acesso.
A Kia Tasman 2025 foi apresentada com duas opções de motorização, sendo uma 2.5 TGDI a gasolina e um 2.2 Turbodiesel.
O motor a gasolina fornece 281 cv de potência e torque de 42,9 kgfm, ele é ligado ao câmbio automático de oito marchas. Em números oficiais, o consumo é de 8 km/l e o 0 a 100 km/h é feito 8,5 segundos. A velocidade máxima é de 185 km/k.
Já o motor diesel que deve ser padrão nas versões que serão vendidas no Brasil entrega 210 cv de potência e torque de 44,9 kgfm. O motor diesel pode ser acoplado aos câmbios manual de seis marchas ou ao automático de oito. O consumo oficial divulgado pela Kia é de 13,2 km/l. O 0 a 100 km/h é feito em 10,4 segundos. Já a velocidade máxima também é de 185 km/h.
A versão de entrada da Tasman tem tração 4×2 e as duas superiores são 4×4.