Durante a Eima 2024, que acontece em Bolonha (de 6 a 11/11), a Fendt apresenta pela primeira vez em solo italiano a série de tratores 600 Vario. O modelo resgata o nome histórico da série 600, popular na década de 1980, que esteve fora do portfólio da marca nos anos 1990 e 2000, explica Stefano Pariani, engenheiro da empresa.
O Fendt 600 Vario é um projeto totalmente novo, conta Pariani. Destaque para o motor desenvolvido pela AGCO Power em colaboração com os engenheiros da Fendt. Esse motor foi projetado para se integrar com a transmissão Vario Drive, conhecida pela adaptação contínua do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Esse sistema, chamado de Fendt Torque Distribution, permite um melhor ângulo de esterção e menor raio de giro, chegando a apenas 10,4 metros. A transmissão também oferece o conceito pull-in-turn, que acelera o eixo dianteiro durante a curva, resultando em manobras mais ágeis.
O motor é um 4 cilindros de 5 litros, capaz de atingir 220 cavalos-vapor. O conceito Fendt ID, presente no motor, destaca-se pela operação em baixas rotações, com um máximo de 1.900 rpm, o que reduz consumo de combustível, vibração e ruído.
A transmissão Vario Drive, por sua vez, permite uma transmissão 4×4, com torque distribuído para ambos os eixos através de duas saídas da caixa de velocidades, possibilitando uma operação contínua sem a necessidade de engates manuais. A velocidade do trator pode variar de zero a 50 km/h, sem necessidade de troca de marchas.
A nova série 600 é composta por cinco modelos: 614, 616, 618 e 620, que variam de 140 a 220 cv de potência. Todos os modelos contam com o conceito de Dynamic Performance, que permite um incremento de 15 cvs “em qualquer condição de trabalho”, seja em tarefas pesadas ou mesmo com a máquina parada.
A cabine, conhecida como Vision Cab, foi renovada para proporcionar melhor visibilidade, além de contar com um novo conceito de iluminação e opção de luzes LED.
Outro ponto de destaque, prossegue Pariani, são as capacidades hidráulicas. O trator conta com um sistema padrão e outro opcional, com bomba de capacidade de 205 litros por minuto e até 11 conexões hidráulicas distribuídas entre trás, frente e centro. Além disso, há a possibilidade de integrar um carregador frontal fabricado pela própria Fendt.
No aspecto da digitalização, o Fendt 600 é totalmente compatível com o sistema Fendt One, que permite o gerenciamento remoto do trator, com troca de dados e telemetria em tempo real. O operador pode acessar informações sobre a localização da máquina e eventuais problemas, além de contar com diversos sistemas de guiamento com precisão RTK, com margem de erro de apenas dois centímetros. Estão disponíveis antenas GPS da Trimble ou Novato, conforme a preferência do cliente.
A série também oferece assistentes como o Contour Assistant e o sistema TI Turn, que automatizam a direção e facilitam manobras, tornando o trabalho no campo mais eficiente. Além disso, a tecnologia ISOBUS está integrada, permitindo que o trator trabalhe de forma harmoniosa com diversos implementos, trazendo mais versatilidade e precisão às operações agrícolas.
Fonte: Revista Cultivar, a partir de informações de Leonardo Gottems