Uma operação das forças de segurança do Rio de Janeiro no Complexo da Maré resultou no fechamento da Avenida Brasil no fim da madrugada desta quarta-feira (29). Houve intensos tiroteios e barricadas em chamas, mas até a última atualização desta reportagem não havia informações sobre feridos. (Vídeos abaixo).
Segundo a ONG Voz das Comunidades, a Avenida Brasil foi fechada nos dois sentidos no bairro de Manguinhos, na altura da Fiocruz. Até às 5h40, a avenida seguia fechada.
A ação, chamada de “Operação Conexão Perdida”, tem como objetivo prender criminosos responsáveis pela lavagem de dinheiro da facção Terceiro Comando Puro (TCP). Participam da operação policiais civis do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, com apoio da Polícia Militar no cerco à comunidade.
A operação ocorre em diversas áreas dentro do Complexo da Maré, incluindo Baixa do Sapateiro, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Esperança, Conjunto Pinheiros, Nova Maré, Salsa e Merengue, Timbau, Vila do João e Vila dos Pinheiros. Além das favelas, há alvos em outros pontos da cidade, como os bairros de Laranjeiras, Ramos e Campo Grande.
O portal iG tentou contato com a PMERJ e com a Secretaria de estado de Segurança do Rio e do Espírito Santo, e aguarda contato.
Vídeos
🚨Operação Policial no Complexo da maré tcp
Avenida Brasil e Linha Vermelha foram fechadas mais cedo e já foi liberada. pic.twitter.com/nYReu26SOQ
— Blitz RJ Oficial (@blitzRJoficial) January 29, 2025