A artista Maria Clara Spinelli anunciou o encerramento da carreira de atriz em uma carta aberta publicada nesta terça-feira (29). Conhecida por trabalhos na TV, incluindo como uma das protagonistas da novela “Elas por Elas”, a artista refletiu sobre sua trajetória e a dificuldade de encontrar papéis fora da identidade transgênero. A decisão foi divulgada no Dia Nacional da Visibilidade Trans.
A despedida foi compartilhada em uma carta aberta no feed do Instagram. No texto, Maria Clara expressou sentimentos de frustração e cansaço. “Ser desprezada é pior do que ser odiada. Continuarei a escrever… até o fim”, escreveu.
A atriz também abordou o impacto emocional da decisão. “Terapia também é um processo de luto. Da pessoa que você acha que é, para a pessoa que você pode se tornar, talvez. Com sorte”, desabafou.
O mercado de trabalho para artistas trans foi um dos pontos centrais do texto. “Fiquei pensando: ‘Por que me chamariam para interpretar outro personagem, que não viesse com a experiência transgênero?'”, questionou.
Maria Clara destacou que, apesar de sua experiência e talento, outros profissionais seriam sempre priorizados. “Há muitas outras Atrizes – ‘de verdade’. Há muitas outras Mulheres – ‘de verdade’. Que podem desempenhar esses papéis. Eu, não”, declarou.
A mensagem finalizou com um tom definitivo sobre sua decisão. “Então, a carreira de Maria Clara Spinelli encerra-se. Aqui. (Mas, eu ainda tenho um gato)”, escreveu, assinando como Maria Rodrigues.