Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (29), em Brasília, Luís Eduardo Magalhães recebeu do Ministério da Saúde o certificado e o selo de boas práticas pela eliminação da transmissão vertical do HIV e da Sífilis, quando durante a gestação, parto ou aleitamento a mãe contaminada passa a doença para o bebê. Representaram o município, o secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro, a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Melo Amaral e a gerente de Atenção Básica, Maisa Margareth.
O secretário de Saúde, Dr. Pedro Henrique Ribeiro contou como foi possível eliminar essa contaminação e conquistar esse feito tão importante para a saúde materno infantil.
“Conseguimos eliminar essa contaminação com medidas de fortalecimento do pré-natal, que vão desde a descoberta da gravidez, e a primeira consulta, com a solicitação de exames específicos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), até a data do nascimento do bebê. Por esse motivo eu agradeço a toda equipe da saúde, e os parabenizo pelo importante trabalho. Vamos buscando cada vez mais evoluir, para entregar e ofertar uma saúde de qualidade para todos os munícipes”, disse.
Marco
De um total de 5570 municípios no país, Luís Eduardo Magalhães faz parte dos 60 que receberam a certificação. Na Bahia, dos 417 municípios, LEM é o único que conseguiu eliminar a dupla transmissão das doenças.