Sema e Aiba discutem ações do Pacto do Cerrado

Em sua primeira agenda em Salvador como presidente da Aiba, Moisés Schmidt está visitando parceiros como a Sema para um amplo planejamento de trabalho em 2025. As ações do Pacto Pelo Cerrado foram pauta de reunião na secretaria.

OUVIR NOTÍCIA

Com objetivo de fortalecer, ainda mais, as ações do Pacto Pelo Cerrado, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), sentaram à mesa para traçar o planejamento conjunto para o ano de 2025. O Pacto prevê a implementação de ações prioritárias na redução de desmatamento ilegal e preservação do bioma, além de criar as condições para a transição visando um modelo de desenvolvimento sustentável na região. Em 2024, a Bahia foi o único estado da região do Matopiba (área compreendida entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que reduziu o desmatamento e obteve um recorde na produção, o que mostra os resultados efetivos das ações do programa.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, os resultados mostram que o diálogo e a parceria com a sociedade rendem “bons frutos”. “Nós temos uma excelente relação com os produtores do Oeste e isso tem facilitado para os dois lados. Ao invés da repressão trabalhamos com a colaboração, inclusive na fiscalização”, contou o secretário.

O gestor também destacou, que a Bahia se tornou destaque nacional ao conquistar liderança na redução do desmatamento entre os biomas Cerrado e Amazônia Legal, registrando uma queda expressiva de 63,3%, entre agosto de 2023 e julho de 2024. “Essa marca demonstra a seriedade que tratamos o tema, e quanto importante são as parcerias com a sociedade civil”.

O chefe de Gabinete da Sema, André Ferraro, que também esteve presente no encontro, fez questão de ressaltar a troca em relação à tecnologia usada para fortalecer as ações. “Nós e a Aiba estamos sempre vislumbrando a introdução de novas tecnologias para serem implementadas nas ações referentes ao Pacto pelo Cerrado. Esse foi um dos temas abordados no nosso encontro”, destacou.

Durante o encontro, o presidente da Aiba, Moisés Schmidt, destacou a importância da parceria inédita entre os produtores rurais e o Governo do Estado, especialmente na região Oeste. “Nunca trabalhamos tão próximos como agora. Produtores e Governo estão verdadeiramente unidos, somando esforços para enfrentar desafios e buscar soluções que priorizem uma produção cada vez mais sustentável e sempre visando o desenvolvimento do setor. Como tenho dito, esse trabalho conjunto é essencial para garantir o crescimento econômico e social da Bahia, sempre com o objetivo maior de contribuir para o bem da nossa população como um todo”, enfatizou Schmidt.

Assessoria de imprensa Aiba/Ascom Sema

Fotos: Ascom Sema

Veja também...

Categorias do Blog
PUBLICIDADE

anuncie aqui

Anuncie sua marca aqui e seja visto por milhares de nossos visitantes diários

2024 | Mundial Fm 91,3 | Todos os direitos reservados | by DaQui