A Stellantis começa a dar adeus ao motor 2.0 Turbodiesel que estreou no Brasil em 2015 no Jeep Renegade e depois foi usado na Fiat Toro, Compass e Commander. A partir de janeiro de 2024, o grupo trocará o antigo motor pelo novo 2.2 Turbodiesel que estreou na Rampage 2025 na Fiat Toro e no Jeep Commander.
Como antecipamos em abril, o motor também será usado na Titano 2026 que será produzida na Argentina no primeiro quadrimestre de 2025.
O Jeep Commander 2.2 Turbodiesel começará a ser produzido assim que as férias coletivas de fim de ano acabarem. O SUV de sete lugares manterá a opção diesel somente na versão Overland. O mesmo ocorrerá com a Fiat Toro que também terá o novo motor diesel nas versões Volcano e Ranch.
O Jeep Commander e a Fiat Toro terão o motor 2.2 Turbodiesel com os mesmos valores de potência e torque que estreou na Rampage 2025. O motor entrega 200 cv de potência a 3.500 rpm e amplos 45,9 kgfm de torque a partir de 1.500 rpm.
O SUV da Jeep e a picape da Fiat fabricados em Pernambuco permanecerão com o câmbio automático de nove marchas. Assim como a picape da Ram, a dupla receberá um diferencial 14% mais longo, que permite a redução de rotação do motor em diferentes velocidades, sem perda da capacidade 4X4.
A tração 4×4 Auto que distribui automaticamente a força para os 2 eixos e também segue com o modo reduzida. A picape ainda conta com o assistente de descida em rampa (HDC – Hill Descent Control).
Compass é dúvida
Revendas não aceitam mais pedidos para o Compass 2.0 Turbodiesel, por isso há dúvidas se ela receberá o novo motor 2.2 Turbodiesel. Caso receba, o SUV seguirá com a opção diesel somente na versão Limited.
Já a Titano 2026 que passará ser produzida na Argentina recebera o motor 2.2 Turbodiesel, mas terá o câmbio automático de seis marchas substituído por uma caixa de oito. A opção manual de seis marchas seguirá sem mudanças. A picape seguirá com opções de tração 4×2 e 4×4.