Vergonha Nacional: Supremo autoriza Geddel a cumprir prisão domiciliar

Ex-ministro de Temer e Lula está preso desde 2017 após condenação em ação penal sobre bunker que escondia R$ 51 milhões O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) deferiu, no fim da noite de terça-feira (14), uma liminar que concede prisão domiciliar ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. Preso desde 2017, quando ficou detido no presídio da Papuda, em Brasília (DF), Geddel estava atualmente na Bahia, para onde foi transferido em dezembro de 2019. Também na terça, Toffoli já havia concedido um prazo de 48 horas para a Vara de Execuções Penais da Bahia enviar informações sobre a saúde de Geddel Vieira Lima.

O pedido de liberação do ex-ministro para prisão domiciliar foi motivado pela pandemia do novo coronavírus.

Na aprovação da liminar, o presidente da Suprema Corte declarou que “o demonstrado agravamento do estado geral de saúde do requerente, com risco real de morte reconhecido, justifica a adoção de medida de urgência para preservar a sua integridade física e psíquica, frente à dignidade da pessoa humana”.

A decisão determina ainda que Geddel use monitoração eletrônica pelo período em que durar a Recomendação nº 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), regra que aborda as medidas preventivas à propagação da infecção pelo novo coronavírus nos sistemas de Justiça penal e socioeducativo. A determinação do CNJ foi renovada por mais 90 dias.

A liminar ainda destaca que a decisão não anula uma posterior análise pelo juiz natural da causa, o Ministro Edson Fachin, inclusive no que diz respeito ao período de duração da prisão domiciliar. Geddel foi condenado pela Corte a 14 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Leia também em cidades

Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks