A Volkswagen do Brasil deu início à produção em série do aguardado SUV Tera, em sua moderna fábrica localizada na cidade de Taubaté, no interior paulista. O veículo, que se destaca por ter design e fabricação 100% nacionais, é considerado um dos lançamentos mais estratégicos para a montadora na região da América do Sul.

O Tera possui um índice de nacionalização de 80% em todo o processo de desenvolvimento. Ao todo, são 241 fornecedores de peças envolvidos na produção do modelo, sendo que a grande maioria, mais de 230, são empresas estabelecidas no Brasil.
A produção do novo SUV promete impactar a economia do país. A demanda por componentes e sistemas para o Tera deverá gerar um volume de R$ 3,23 bilhões em compras de peças ainda este ano. Esse valor representa 12% do total de compras de peças previsto pela Volkswagen do Brasil para 2025.
A fábrica de Taubaté está gerando 260 novos empregos diretos com o início da produção em série do SUV Tera. Um aspecto importante é que 40% desses novos postos de trabalho foram ocupados por mulheres, o que demonstra o compromisso da empresa com a diversidade.
Modernização e sustentabilidade na fábrica
A unidade de Taubaté passou por um extenso processo de modernização para se preparar para a chegada do novo modelo. Foram instalados 347 novos robôs de última geração, totalizando agora um parque fabril com 875 equipamentos automatizados, que garantem maior eficiência e precisão na produção.
A Volkswagen do Brasil é pioneira no uso de biometano em sua matriz energética. Essa iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em suas operações industriais.
O uso do biometano é destinado principalmente ao processo de pintura das fábricas de Taubaté e Anchieta. Essa medida permite reduzir em até 99% as emissões de CO2 nesse processo, se comparado à utilização de combustíveis fósseis. A ação demonstra o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.
O SUV será exportado para mais de 25 países da América Latina e África, a partir do segundo semestre deste ano. Essa iniciativa demonstra a confiança da Volkswagen no potencial global do produto e na qualidade da engenharia e produção brasileiras.

Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México são alguns dos destinos confirmados para receber o SUV. O modelo foi apresentado ao público durante o Carnaval do Rio de Janeiro, em uma ação que buscou destacar a identidade brasileira do veículo.
Segundo informações divulgadas pela montadora, o Tera será posicionado entre o Polo e o Nivus na linha de SUVs da Volkswagen, atuando como o modelo de entrada da marca. A expectativa é que o lançamento reforce e amplie a liderança da Volkswagen no segmento de SUVs.
