Abrapa participa do Denim Meeting Talks

Setores de fibras têxteis debatem o futuro do jeans

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O Brasil é atualmente o maior produtor mundial de jeans, com 25 milhões de metros produzidos ao mês. O tecido é feito majoritariamente de algodão, commodity na qual o país também performa em grande estilo, sendo hoje o quarto maior produtor mundial, segundo maior exportador, e, também, campeão global em produtividade sem irrigação (1776kg/hectares).

Mas, em quase um século e meio de história, desde que o denim ganhou o guarda-roupa das pessoas ao redor do mundo, muita coisa mudou no tecido, que começou a incorporar outras fibras e tecnologias.

O que pode vir a ser o futuro deste item que é quase unanimidade no planeta, em termos de funcionalidade, conforto e sustentabilidade, foi debatido nesta quarta-feira (03/06), no Denim Meeting Talks, evento virtual que teve como um dos convidados o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Julio Cézar Busato. A “live” incluiu representantes da indústria de produção de outras fibras de base natural, como a viscose, e sintética, como o elastano e o nylon

O debate entre representantes de setores aparentemente concorrentes teve como objetivo repensar o jeans, sob as luzes e incertezas do cenário que se desenha, principalmente, pós-pandemia da Covid-19, em que os consumidores estão ainda mais exigentes com atributos como conforto – para trabalhar de jeans em home office –, segurança e sustentabilidade.

O jeans, que originalmente era feito totalmente em algodão, desde os anos de 1960 vem incorporando outras fibras, nem sempre biodegradáveis, para conferir mais maleabilidade, movimento e caimento à trama. Na “ordem do dia” da cadeia produtiva, estão termos como sustentabilidade, economia circular, rastreabilidade, redução de resíduos e biodegradabilidade.

Em sua fala, Busato resumiu a história do algodão no Brasil e os diferentes modelos de produção que caracterizaram as muitas fases de cotonicultura brasileira, desde o século XVII até o final do século XX, quando as lavouras migraram para o centro-oeste do país, e o conceito de produção passou a ter como linha-mestra a sustentabilidade (ambiental, social e econômica) da fibra.

Segundo Busato, esse pensamento sustentável só se configurou graças à união dos produtores e à organização do setor, em associações estaduais, congregadas pela nacional, a Abrapa. “Assim, conseguimos nos mobilizar para atingir a excelência. Hoje, temos qualidade, volume de escala e regularidade de fornecimento. Conquistamos a credibilidade no mercado, com programas voltados à precisão e transparência nos resultados de classificação, e somos reconhecidos como líderes mundiais em produção sustentável”, disse o vice-presidente da Abrapa, que preside também a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Ele enfatizou a importância do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que, desde 2013, opera em benchmark com a Better Cotton Initiative (BCI), referência global em licenciamento de algodão sustentável.

Biodegradável, por sua própria natureza vegetal, 100% reciclável e produzido em parâmetros sustentáveis, o algodão inspira outras fibras a agregar biodegradabilidade e também a investir em processos de reciclagem. Um dos exemplos é a “Refibra”, novo produto Tencel, feito de resíduos de madeira e algodão, da Lenzing, também representada no evento. O desafio desta e de outras empresas é diminuir o descarte de resíduos nos aterros sanitários. Hoje se estima que 50 milhões de toneladas de roupas sejam jogadas na natureza a cada ano.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

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