ACM Neto não descarta novo fechamento do comércio: ‘Se o desrespeito no natal e ano novo for grande, será inevitável’

Prefeito de Salvador falou sobre a possibilidade de medidas mais duras contra a Covid-19, durante a entrega de obras de centro de educação infantil no bairro de Fazenda Grande do Retiro, nesta sexta-feira.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, disse na manhã desta sexta-feira (18), durante coletiva para entrega de um novo centro educacional infantil, que há chances do comércio da capital baiana voltar a ser fechado, caso os números da Covid-19 sigam aumentando.

“Se o desrespeito no Natal e no ano novo for muito grande, será inevitável que em seguida tudo tenha que voltar atrás. Se as pessoas não querem, que logo depois de passar desse período de festas, a cidade tenha que fechar comércio de rua, bar e restaurante, salão de beleza, academia de ginástica e por aí vai… Se não querem isso, tenham cuidado. É velha máxima: ‘Quem avisa amigo é'”, avisou.

Ainda sobre as possibilidades de fechamento, Neto disse: “Tenho avisado há algum tempo. Tenho chamado atenção há algum tempo. Se não houvesse outro caminho fecharíamos hoje, mas há. E há o caminho que pode evitar medidas duras e drásticas depois. Só que esse caminho precisa ser percorrido conjuntamente. As pessoas precisam estar comprometidas e envolvidas com isso. Se não, todos podem se preparar”.

O comércio de Salvador foi fechado em março deste ano como medida de combate ao avanço do novo coronavírus. Em julho, começou a ser reaberto gradativamente, com a volta do funcionamento dos shoppings centers e, desde então, não teve funcionamento suspenso por causa da Covid-19.

Em outubro, o prefeito anunciou a ampliação de horários de funcionamento de comércio, shoppings e bares. Sobre não fechar o comércio neste momento, o prefeito explicou que há a preocupação com os postos de emprego.

“Tomei a decisão de não reverter [a situação do comércio] porque haveria prejuízo para os postos de emprego se determinássemos o fechamento completo a uma semana do Natal. Estamos trabalhando com a taxa de leitos altas. É claro que o esforço conjunto de prefeitura e governo do estado vai permitir que a gente possa ampliar essa taxa, esse número de ocupação e mantenha a administração essa taxa de ocupação”, disse.

Nesta quinta-feira, Salvador registra 81% da ocupação de leitos de UTI. A situação preocupa as autoridades. O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, disse em entrevista que prevê que a capital baiana viverá as próximas semanas serão as piores da pandemia.

Para que os casos da doença e de mortes não aumentem, o prefeito fez um pedido à população.

“Estou avisando, vamos ter cuidado. Cada um de nós tem que fazer a sua parte. Vamos nos unir, vamos nos proteger. É um apelo e pedido que faço a todos. Se não, vai ter o natal e logo depois vai vir uma ressaca pesada. E não é o que a gente quer” disse.

Desde o início da pandemia, Salvador registrou 104.732 casos da Covid-19, com 3.112 óbitos.

Entrega Centro Municipal de Educação Infantil

 

Centro Municipal de Educação Infantil Fruto do Amanhã, na Fazenda Grande do Retiro, em Salvador  — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A coletiva que ACM neto participou na manhã desta sexta-feira foi para a entrega do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fruto do Amanhã, localizado na Rua do Canal, na Fazenda Grande do Retiro.

A nova unidade de ensino tem 1.113,17 m² de área construída, acessibilidade com elevador, oito salas de aula (todas climatizadas), com capacidade de atender até 245 alunos dos grupos 2 e 3 (creche) e do grupo 4 (pré-escola). O investimento total da obra foi de quase R$ 4 milhões.

Na nova unidade poderão ser matriculadas 280 crianças e antes eram 112. A estrutura antiga precisou ser demolida por se tratar de um prédio antigo que apresentava problemas estruturais, infiltrações e falta de acessibilidade. Durante o período de reconstrução, a unidade escolar passou a funcionar em um Imóvel na Avenida Barros Reis.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

SIGA-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS
PUBLICIDADE

Relacionados

Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks