Um caderno com anotações de valores que somam mais de R$ 1 milhão foi apreendido pela Polícia Civil, neste domingo (21), nas proximidades do sítio onde 22 fuzis e munições foram encontrados na última sexta (19).
O caderno estava em uma área de mata junto a uma balança de precisão e bombonas vazias, usadas para armazenar objetos. De acordo com a polícia, as anotações financeiras são referentes ao tráfico de drogas. Há indícios ainda de que o dinheiro citado tenha relação com negociações de armas de fogo.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), essa foi a maior apreensão de fuzis já registrada no estado. Na ocasião, o caseiro do sítio foi preso. Ele deve passar por audiência de custódia na segunda-feira (22).
A estimativa agora é de que as novas informações ajudem a esclarecer a origem e o destino das armas apreendidas. A principal linha de investigação aponta para um grupo criminoso responsável por tráfico e homicídios, com forte atuação em Salvador e na Região Metropolitana.
1. Como o arsenal foi descoberto?
Segundo a Polícia Civil, a apreensão aconteceu durante uma operação contra uma organização criminosa investigada por envolvimento com o tráfico de drogas na RMS.
2. Como os armamentos foram encontrados?
O material estava escondido em caixas cobertas por plástico, em um sítio de Vila de Abrantes, distrito da cidade.
3. Mais coisas foram apreendidas além dos fuzis?
Durante a ação, também foram encontrados 22 tabletes de cocaína e uma grande quantidade de munições de diversos calibres. No domingo (21), a polícia voltou ao local e apreendeu um caderno com anotações de valores que somam mais de R$ 1 milhão.
Para os investigadores, os números se referem ao tráfico de drogas e há indícios que também estejam relacionados às negociações de armas. Os agentes encontraram ainda uma balança de precisão e bombonas vazias, utilizadas para armazenar objetos.
4. Alguém foi preso?
O caseiro do imóvel foi preso em flagrante, e passará por audiência de custódia na segunda-feira (22). A identidade dele não foi divulgada.
Outras apreensões
Além dessa operação, outras duas ações deflagradas no estado resultaram no total de 28 fuzis apreendidos em menos de 24 horas.
Em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foram encontradas 5 fuzis. Já capital baiana, no bairro da Palestina, a polícia localizou um fuzil. Nos dois casos, também foram apreendidas munições e drogas.
Conforme pontuou a SSP-BA, 98 armas do tipo já foram retiradas de circulação na Bahia de janeiro a setembro deste ano. O número já é maior do que o registrado durante todo o ano de 2024: 84 armas.
A pasta destacou, em nota, que o número revela os esforços das polícias para desarticular facções envolvidas com tráficos de drogas e armas, homicídios e lavagem de dinheiro no estado.