Casal é indiciado por envenenamento que matou oito no Piauí

Francisco de Assis Pereira da Costa é padrasto de uma das vítimasFoto: TV Cidade Verde

O casal Francisco de Assis e Maria dos Aflitos, identificados como responsáveis pelo envenenamento e morte de sete membros de uma mesma família e uma vizinha em Parnaíba, no estado do Piauí, foi indiciado após a conclusão do inquérito pela Polícia Civil, segundo o Jornal Hoje.

Eles deverão responder por 23 crimes. Caso sejam condenados, as penas somadas podem ultrapassar os 240 anos de prisão.

A investigação revelou que o casal planejou e executou o envenenamento de duas crianças no ano passado, além de outras seis pessoas em janeiro deste ano. O crime foi realizado com o uso de terbufós, uma substância encontrada em defensivos agrícolas e no veneno popularmente conhecido como “chumbinho”, cuja produção e comercialização são proibidas no Brasil.

Ainda segundo informações reveladas pelo Jornal Hoje, o primeiro caso ocorreu em agosto, quando duas crianças, netas de Maria dos Aflitos, foram envenenadas. Em seguida, cinco pessoas, incluindo dois filhos e três netos de Maria dos Aflitos, morreram após consumirem o almoço de Ano Novo. A motivação do crime estaria relacionada ao fato de a filha de Maria dos Aflitos, Francisca Maria da Silva, ter se mudado com seus cinco filhos para o mesmo imóvel onde o casal vivia.

O inquérito já foi enviado à Justiça. Agora, o Ministério Público do Piauí avaliará o caso para determinar se apresentará denúncia contra o casal pelos crimes indicados pela polícia. Francisco de Assis e Maria dos Aflitos estão presos preventivamente em Teresina desde janeiro deste ano.

Os crimes atribuídos a Francisco de Assis incluem quatro homicídios triplamente qualificados, três feminicídios, duas tentativas de feminicídio, uma tentativa de homicídio triplamente qualificada e uma fraude processual. Por sua vez, Maria dos Aflitos é incriminada por quatro homicídios triplamente qualificados, quatro feminicídios, duas tentativas de feminicídio, uma tentativa de homicídio qualificado e uma denunciação caluniosa.

Relembre o caso

Conforme publicado pelo portal iG, no dia 1º de janeiro, nove membros da mesma família consumiram um baião de dois (arroz com feijão) envenenado, incluindo o próprio Francisco, que também foi hospitalizado, mas recebeu alta. O prato havia sido preparado pela família no dia 31 de dezembro, véspera das internações. 

Janeiro de 2025

1º de janeiro: Manoel Leandro da Silva, 18 anos (enteado de Francisco de Assis), morre em casa enquanto recebia atendimento. 2 de janeiro: Igno Davi Silva, 1 ano e 8 meses, morre no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. 6 de janeiro: Maria Lauane da Silva, 3 anos, morre no Hospital de Urgência de Teresina. 7 de janeiro: Francisca Maria da Silva, 32 anos, morre no Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. 21 de janeiro: Maria Gabriela da Silva, 4 anos (filha de Francisca Maria), morre no Hospital de Urgência de Teresina.

Vítimas que receberam alta:

Francisco de Assis Pereira da Costa, 53 anos (padrasto de Manoel e Francisca) Uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel) Maria Jocilene da Silva, 32 anos (vizinha) Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene)

Veja também...

Categorias do Blog
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

anuncie aqui

Anuncie sua marca aqui e seja visto por milhares de nossos visitantes diários

2024 | Mundial Fm 91,3 | Todos os direitos reservados | by DaQui