Evento com sertanejos Bruno e Jorge tem pessoas aglomeradas e sem máscara, em Goiânia
- Por G1
- 23/11/2020
- 14:32
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram várias pessoas próximas umas às outras e algumas sem usar máscara para evitar a disseminação da Covid-19 (assista acima). Os vídeos foram gravados em um evento que aconteceu em Goiânia com a participação e apresentação dos cantores Bruno, da dupla como Marrone, e Jorge, da dupla com Matheus.
(Correção: O G1 errou ao informar que o evento aconteceu no Help Bar, em Goiânia. Na verdade, a empresa é uma prestadora de serviços de bar em eventos e não uma casa de shows. A informação foi corrigida às 20h21.)
A aglomeração da festa foi denunciada em posts nas redes sociais que marcaram o Help Bar como sendo o local do evento. A empresa, contudo, retornou, às 17h30 deste domingo (22), uma solicitação que fizemos às 6h54 e disse que a Help Bar “é uma empresa de montagem de bares em eventos e festas particulares e coorporativas, e que não tem espaço de eventos ou estabelecimento comercial que recebe pessoas para reunião ou confraternizações”.
Mesmo sem confirmar se forneceu serviços para este evento, a empresa disse que segue “todos os protocolos e medidas de segurança e saúde para proteger tantos clientes como colaboradores”.
A assessoria do sertanejo Bruno informou que ele não ficou nas aglomerações de convidados, que a apresentação foi “contratada, como tantas outras que vários artistas têm feito” e que “o artista contratado não pode obrigar os convidados a usarem máscaras”.
Já a assessoria do sertanejo Jorge disse que o cantor era convidado e fez uma participação a pedido de Bruno – contratado pelo evento – e que o cliente seguiu todas as recomendações de uso da máscara, distanciamento social e álcool em gel.
O decreto publicado pela Prefeitura de Goiânia no último dia 19 de outubro passou a permitir eventos na capital, sob algumas condições.
Quanto à lotação, a publicação no Diário Oficial do Município (DOM) afirma que deve “ser obedecida a ocupação de no máximo 50% do espaço ou um participante para cada 12m² da área do espaço, limitada à capacidade máxima de 150 pessoas”.
O texto do decreto municipal acrescenta ainda que devem ser obedecidos “os demais protocolos estabelecidos em Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde”.
A reportagem entrou em contato com a Central de Fiscalização da Covid-19 para saber sobre a avaliação do órgão em relação ao evento e aguarda retorno.
Punições
Também de acordo com publicações do DOM, segue vigente a obrigatoriedade do uso de máscara facial “cobrindo nariz e boca, quando houver necessidade de sair de casa”. A multa em caso de descumprimento é de R$ 110.
A legislação também prevê que os estabelecimentos devem barrar a entrada de pessoas que não estiverem usando a máscara.
“O descumprimento do disposto no referido artigo acarretará consecutivamente em notificação de advertência ao estabelecimento; multa no valor de R$1.045,00 ao estabelecimento em caso de reincidência e cassação do alvará de funcionamento na terceira infração consecutiva”.
Covid-19 em Goiânia
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde em Goiás (SES), Goiânia tem mais de 70 mil casos confirmados da doença. O total de mortes de pacientes com Covid-19 na capital é de mais de 1,8 mil.
Em todo o estado, a pasta indica mais de 273 mil pessoas infectadas pelo coronavírus, das quais mais de 6,2 mil morreram.
Márcio Brito
Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3