Globoplay é atacado por hackers e app esclarece caso

Segundo nota, informações sobre usuários não foram comprometidas

18/05/2020 – 07:15 | Pleno.News

No sábado (16), usuários do aplicativo Globoplay receberam notificações, que evidenciaram que o serviço de streaming da Globo tinha sido hackeado. Duas mensagens enviadas por um grupo hacker direcionavam para um conteúdo externo.

O Globoplay emitiu uma nota sobre o caso, esclarecendo que os invasores apenas mandaram notificações, porém nenhum sistema foi invadido e não é necessário apagar o aplicativo.

Segundo a empresa, informações sobre os usuários, sejam eles assinantes ou não, não foram comprometidas.

Confira, abaixo, a nota divulgada pelo Globoplay:

Uma informação importante para todos os nossos usuários:

O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.

 

O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

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