Mutação do coronavírus descoberta no Reino Unido já está em 60 países

Segundo a OMS, a cepa sul-africana está presente em 23 países. Ainda não há informações a respeito da propagação das variantes brasileiras

Recentemente descobertas, as novas cepas do Sars-CoV-2 estão se espalhando com rapidez pelo mundo. De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (20/1), a mutação identificada pela primeira vez no Reino Unido já está em 60 países, enquanto a variação detectada na África do Sul alcançou 23 países. Em 12 de janeiro, constatou-se a cepa sul-africana em 20 nações.

A organização ainda não sabe ao certo para quais locais as duas cepas brasileiras podem ter se espalhado. Uma das variantes foi identificada no estado do Amazonas e também detectada em turistas no Japão.

A OMS também não tem certeza se as novas variantes modificam a transmissibilidade, ou a gravidade do Sars-CoV-2. A organização destacou, contudo, que há características genéticas similares às das variantes britânica e sul-africana, mas ainda precisa realizar estudos adicionais.

A cepa identificada no Reino Unido pode ser de 50% a 70% mais contagiosa que o coronavírus original, de acordo com especialistas. A mutação britânica está presente nas seis áreas geográficas da OMS. A sul-africana está em quatro, não especificadas pela agência.

Por enquanto, não há informações sobre a letalidade das novas cepas. A alta transmissibilidade, contudo, pode sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde — com mais pessoas doentes, aumentam também o número de casos graves e que necessitam de internação.

Ainda não há pesquisas suficientes para garantir que as vacinas contra a Covid-19 existentes hoje serão capazes de combater as mutações do vírus. Alguns estudos preliminares, entretanto, demonstram que as vacinas podem ser adaptadas em semanas ou meses.

 

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

SIGA-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS
PUBLICIDADE
Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks