Pazuello diz que fabricação da vacina deve iniciar até janeiro

Ministro interino falou sobre as negociações envolvendo imunizações que estão sendo testadas no Brasil. O ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou que a previsão para o início da fabricação da vacina contra a Covid-19 no Brasil é até janeiro de 2021. A declaração foi feita durante entrevista coletiva concedida por ele no Rio Grande do Sul.

Pazuello declarou que o Ministério da Saúde discute como deve acontecer a transferência de recursos para a produção da vacina. O governo já acertou um protocolo de intenções para a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca que prevê a disponibilização de 30 milhões de doses até o fim do ano.

 

– Essa contratação prevê a transferência de tecnologia e o recebimento do insumo. A previsão é de que em dezembro/janeiro já estejamos fabricando a vacina – disse.

Na entrevista, o ministro também citou outras duas vacinas promissoras que estão sendo testadas no Brasil. Sobre a vacina em desenvolvimento pela SinoVac Biotech, Pazuello reiterou que o trabalho é feito por São Paulo, através do Instituto Butantan.

Já sobre as negociações com a empresa Moderna, dos Estados Unidos, Pazuello explicou que se trata de um outro tipo de vacina, com uma tecnologia de fabricação que não é dominada no Brasil, a partir do RNA da molécula do vírus.

– Nesse caso estamos pactuando a possibilidade de compra com prioridade – explicou.

Tanto a vacina desenvolvida por Oxford quanto a da SinoVac já estão sendo testadas em voluntários em ensaios clínicos de Fase 3, o último antes do registro da vacina junto a autoridades regulatórias. A distribuição das doses, conforme Pazuello, deve seguir a forma de logística que é feita pelo Ministério da Saúde com a vacina da gripe.

 

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

Leia também em cidades

Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks