Projeto de recuperação de nascentes dos produtores baianos é finalista de premiação nacional
- Por Abapa
- 04/12/2020
- 10:14
O prêmio da ANA busca reconhecer iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável. Criado em 2018, o projeto dos produtores baianos têm promovido, desde então, ações de preservação e intervenções em 63 nascentes das 220 identificadas e passíveis de intervenções. Também estão concorrendo ao prêmio ANA na mesma categoria, o projeto de “Captação de Águas de Chuvas para a Produção de Alimentos Saudáveis, do Centro de Educação Popular e Formação social”; e projeto “Plantando Águas”, da Iniciativa Verde.
Uma das coordenadoras do projeto, a diretora de meio ambiente e irrigação da Aiba, Alessandra Chaves, acredita que indicação ao prêmio demonstra o quanto o projeto é importante e impacta diretamente os recursos hídricos e a vida das pessoas. “Os produtores baianos chegaram na frente ao investir e articular este grande projeto, em parceria com os municípios e populações destas localidades. Recuperar nascentes contribui diretamente para a regularidade da vazão da água para os múltiplos usos, incluindo atividades produtivas como agricultura e pecuária’, afirma.
Para o próximo ano, a previsão é ampliar ações de proteção e recuperação em importantes pontos de recarga dos rios e do aquífero da região. O projeto da Abapa e Aiba também capacita profissionais da área ambiental, ligados às prefeituras, entidades locais e moradores ribeirinhos, em técnicas de proteção como cercamento, e aplicação de diferentes métodos de recuperação já consolidados para área de Cerrado, além de sensibilizar moradores e estudantes que ficam em comunidades ribeirinhas em torno das nascentes.
Entusiasta e incentivador para a implementação do projeto, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, afirma ser gratificante a indicação ao prêmio diante dos investimentos e esforços somados que estimulam o engajamento de toda uma rede de profissionais e pessoas. “A recuperação de nascentes sempre foi uma preocupação dos agricultores e de toda a sociedade. Com o estabelecimento de parcerias, nós, produtores, estamos fazendo a diferença, protegendo a água e o meio ambiente, que é fundamental para a produção agrícola”, afirma.
Financiado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), o projeto é realizado em parceria com as prefeituras de: Barreiras, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Correntina, Jaborandi, Cocos, Mansidão, São Desidério e Wanderley. Outras informações do projeto podem ser acessadas diretamente
Márcio Brito
Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3