RS encontra Fipronil em 77% das colmeias com mortandade

Inseticida de amplo espectro é utilizado em vários tipos de culturas...

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR) divulgou que encontrou o inseticida Fipronil em 77% das amostras de colmeias com mortandade de abelhas, entre janeiro e abril deste ano.

No período avaliado, foram coletadas 18 amostras de colmeias que registraram mortes, algumas em 100% das abelhas. O material recolhido foi enviado para o Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). “Em 69% delas, havia a presença de mais de um ingrediente ativo. E em duas foram registradas as substâncias Carbofurano e Fluquinconazol, de uso proibido no Rio Grande do Sul”, destacou o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da SEAPDR, Rafael Friederich de Lima.

A partir da denúncia, que pode ser registrada em qualquer inspetoria ou escritório de defesa agropecuária, uma equipe composta de um agrônomo e um médico veterinário da Secretaria visita a propriedade para a coleta de amostras.

A partir de inquérito civil do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul sobre a relação entre a mortandade de abelhas com o uso do Fipronil, foi criado o Projeto SIM Abelhas – Sistema de Informação e Monitoramento de Abelhas do Rio Grande do Sul, que está em fase de implementação. O comitê gestor do projeto é composto, além do MP-RS e da SEAPDR, pela Fepam, UFRGS, PUCRS, Farsul e empresas do setor de agrotóxicos.

 

“O SIM Abelhas visa implementar polos em dez regiões geográficas do Estado, com o objetivo de monitorar, de forma remota, o fluxo e atividades das abelhas, para ver quais são os períodos do ano com maior ou menor movimentação, e o que tem implicado nas mortes”, resume Rafael.

O projeto também pretende monitorar a presença de resíduos de agrotóxicos no mel, no pólen e em abelhas campeiras, além de caracterizar e monitorar microrganismos e ectoparasitas que possam causar doenças às colmeias. “As empresas do setor estão aderindo a um projeto amplo, que não é de governo, e sim de Estado, com atuação em todo o Rio Grande do Sul”, finaliza Lima.

 

O Fipronil é um inseticida usado em várias culturas como algodão, batata, cana-de-açúcar, milho e soja.

Fonte: agrolink.com.br

Delmar Valansuelo

Delmar Valansuelo

Diretor da Mundial FM 91,3 mhz
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Relacionados

SIGA-NOS NAS MÍDIAS SOCIAIS
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?

--:--
--:--
  • cover
    Mundial 91.3
Enable Notifications    OK No thanks