Na próxima quinta-feira (13), a Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) realizará a entrega do Certificado de Produto Aprovado para o uso do Selo de Indicação de Procedência Altos Montes Safra 2020.
Cinco vinícolas irão receber a aprovação: Luiz Argenta Vinhos Finos, Vinhos Viapiana, Boscato Vinhos Finos, Cave de Angelina e Vinhos Fabian. O evento é um marco histórico para os Vinhos dos Altos Montes, que terá sua primeira safra de vinhos com o selo de procedência.
“Há muito tempo estamos trabalhando pelo reconhecimento da nossa Indicação de Procedência e pela valorização da nossa região. Agora estamos prestes a lançar a nossa primeira safra com o selo oficial e isso é uma conquista que nos dá muita alegria, além de valorizar todo o mercado vitivinícola brasileiro”, comemora o Coordenador da IP Altos Montes e produtor, Giovani Fabian.
A entrega dos certificados será feita de forma individual em cada vinícola e contará com a presença do Prefeito Municipal de Prefeito Municipal de Flores da Cunha, César Ulian; Prefeito Municipal de Nova Pádua, Danrlei Pilatti; Presidente da Altos Montes, Filipe Panizzon e dos Coordenadores da IP Altos Montes César Curra e Giovani Fabian.
Os vinhos que irão receber os certificados de aprovação na próxima semana passaram por avaliação técnica e degustação às cegas em janeiro. Na ocasião, foram avaliadas 11 amostras e todas foram recomendadas, por unanimidade, pelos sete enólogos avaliadores.
“Impressionou muito a qualidade de todos os vinhos, sejam brancos ou tintos. Representaram exatamente o que foi a Safra da Safra de 2020, alta qualidade, muita coloração nos vinhos tintos, potencial de guarda absurdo. E quando se refere aos vinhos brancos, vinhos muito leves, com uma boa acidez e super frutados. Eu tenho certeza que com o passar do tempo esses vinhos vão melhorar ainda mais e nós vamos mostrar para o consumidor a qualidade dos vinhos da Altos Montes”, explica Edegar Scortegagna, integrante do Comitê de Avaliação e Enólogo do Ano 2020 eleito pela ABE.
A safra 2020 foi histórica para o mundo da vitivinicultura, mas além de boas condições climáticas, a expertise dos enólogos dos Altos Montes foi fundamental para entregar vinhos de qualidade, conforme avalia Mauro Zanus, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho: “A qualidade do conjunto certamente tem uma associação com a safra 2020, que foi uma safra fenomenal em termos de condição climática e da maturação. Mas não adianta somente ter a condição de clima. Os profissionais aqui da região souberam extrair o melhor da qualidade que se apresentaram nas uvas,” diz.
O Selo Altos Montes corresponde ao terroir da região que abrange Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha. A certificação foi um trabalho conquistado pela Associação dos Produtores dos Vinhos dos Altos Montes que, atualmente, conta com doze vinícolas associadas. O local é o ponto mais alto da Serra Gaúcha e onde foram plantadas as primeiras uvas viniferas no Estado, pelos imigrantes italianos.