São Paulo confirma o primeiro caso da nova cepa da Mpox no Brasil

São Paulo confirma o primeiro caso da nova cepa da Mpox no BrasilRedação GPS

O primeiro caso da variante clado 1b da Mpox no Brasil foi registrado no estado de São Paulo. A paciente é uma mulher de 29 anos, residente da Região Metropolitana de São Paulo, que apresenta um quadro estável e tem previsão de alta para a próxima semana.

A paciente não esteve em regiões com surtos recentes da doença, mas recebeu visitantes vindos da República Democrática do Congo, seu país de origem. A Vigilância Sanitária segue apurando como ocorreu a transmissão.

A paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde e recebeu orientação para seguir isolamento de três semanas, protocolo recomendado para a doença. No entanto, devido ao desconforto das lesões, foi encaminhada para tratamento no Instituto Emílio Ribas. Segundo especialistas, não há indícios de que ela tenha circulado em locais de risco para transmissão comunitária.

O Brasil monitora casos de Mpox desde 2022, mas até então apenas a cepa clado 2 havia sido detectada no país. Em 2024, São Paulo registrou 1.126 casos da doença, sem óbitos.

Os sintomas iniciais incluem febre, dores musculares, cansaço e inchaço dos linfonodos. Um dos sinais mais característicos são lesões na pele, semelhantes a bolhas, que geralmente começam no rosto e se espalham pelo corpo, inclusive nas genitálias.

A transmissão ocorre por contato direto com fluidos corporais, lesões na pele, superfícies contaminadas ou através de relações sexuais, uma característica que impulsionou a disseminação global da doença em 2022.

The post São Paulo confirma o primeiro caso da nova cepa da Mpox no Brasil first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Veja também...

Categorias do Blog
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

anuncie aqui

Anuncie sua marca aqui e seja visto por milhares de nossos visitantes diários

2024 | Mundial Fm 91,3 | Todos os direitos reservados | by DaQui

Fale com o locutor.
Fale com o Locutor...
Olá
Seja bem vindo!