A Secretaria de Assistência Social (SAS) de São Desidério, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza uma formação continuada para agentes do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente. A capacitação conta com 40 participantes, entre conselheiros tutelares e do CMDCA, representantes das Secretarias de Assistência Social, da Saúde e da Educação.
“A formação é fundamental para compreender o papel e a função de cada um para garantir que nossas crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados, melhora o atendimento ao público, as relações interpessoais e assegura o cumprimento da legalidade de cada caso”, analisa a presidente do CMDCA, Eliene Rozendo.
A capacitação é dividida em módulos, os primeiros serão estudados até a tarde de amanhã, 22. Outros encontros estão previstos para o mês de agosto para a continuação dos estudos. “É essencial essa formação continuada, porque por meio da qualificação e atualização dos profissionais é possível aperfeiçoar o trabalho e ampliar a garantia de direitos das crianças e adolescentes”, disse a psicóloga palestrante, Monalisa Cirino.
Vários encontros online também foram realizados. A meta é oferecer substrato teórico para que os conselheiros possam desempenhar seus mandatos com conhecimento adequado e orientar a atuação dos diversos atores da política de proteção e atenção a crianças e adolescentes para avançar na efetivação de políticas públicas com qualidade.
Ascom SD






