O estado do Tocantins deve ganhar o Aeródromo de São Félix, um novo aeroporto na cidade de São Félix do Tocantins, que fica na região do Jalapão, situado a 180 quilômetros da capital Palmas. A previsão é de que a inauguração aconteça em dezembro deste ano.
A ideia do empreendimento é facilitar o acesso e a infraestrutura para turistas no Parque Estadual do Jalapão — destino de aventura que recebeu quase 60 mil visitantes entre 2022 e 2023, segundo o Governo do Tocantins.
A instalação será de pequeno porte, arborizada e trará uma decoração amarelada logo na entrada. No total, terá 750 metros quadrados, um hangar com pouco mais de 2.430 metros quadrados e uma pista de pouso e decolagem com 1.100 metros de comprimento por 23 metros de largura.
O aeródromo deve atender aeronaves como o Antonov AN-2, com capacidade para até 12 passageiros, ou outras de porte semelhante, ou inferior.
Sem definição sobre as companhias que atuarão no aeroporto, as operações aéreas só serão possíveis após a homologação do local junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Com a obra iniciada em fevereiro e R$ 20 milhões de investimento do governo do estado, o aeroporto está em fase final de construção e deve ser concluído em dezembro.
Com paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado à campina, o tamanho do Parque Estadual do Jalapão equivale ao estado de Sergipe. A área abrange os municípios de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins, Lizarda, Rio Sono, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Rio da Conceição.
O parque é famoso pelos rios e riachos de águas cristalinas, além das dunas com areias douradas e do Fervedouro Bela Vista, que é um grande poço de água azul-turquesa. Outros pontos para destacar no local são a Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo e a Cachoeira do Formiga.