Trump assina ordem que pode banir app TikTok dos EUA

Aplicativo precisa ser vendido em até 45 dias para uma companhia americana para seguir funcionando no país O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na noite de quinta-feira (6) duas ordens executivas para banir dois aplicativos chineses, o TikTok e o WeChat, do território norte-americano em 45 dias, caso eles não sejam vendidos para companhias dos EUA.

Com a ordem de Trump, a partir dos 45 dias de prazo fica proibida “qualquer transação por qualquer pessoa, ou com relação a qualquer propriedade, sujeita à jurisdição dos Estados Unidos, com a ByteDance Ltd e com a Tencent”, que são as desenvolvedoras, respectivamente, do TikTok e do WeChat.

As ordens foram assinadas no mesmo dia em que o Senado votou, por unanimidade, um projeto de lei do senador Josh Hawley que proíbe funcionários federais de usar o aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok em dispositivos cedidos pelo governo. Na justificativa, os parlamentares criticaram o aplicativo e alegaram que ele promove riscos a questões de segurança nacional pelo fato de ser controlado pela ByteDance.

Já as ordens executivas do presidente americano dizem que os aplicativos “captura(m) automaticamente vastas faixas de informações de seus usuários … essa coleta de dados permite que o Partido Comunista Chinês acesse as informações pessoais e proprietárias dos americanos”.

Trump já vinha anunciando a possibilidade de banir o aplicativo TikTok nos EUA há semanas. A plataforma, que tem cerca de 80 milhões de usuários mensais ativos nos Estados Unidos, é acusada de coletar dados pessoais de americanos para compartilhá-los com o governo chinês. A Microsoft está em negociações para comprar o aplicativo da ByteDance

Além dos EUA, outros país que realizou bloqueios de apps chineses foi a Índia, que, além do TikTok, baniu outros aplicativos chineses. A Austrália, por sua vez, já proibiu a companhia de tecnologia chinesa Huawei, a fabricante de equipamentos de telecomunicações ZTE e também está considerando proibir o TikTok.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

Leia também em cidades

Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks