Em apenas 24h, Salvador ultrapassou a média de chuva esperada para todo mês de novembro. Enquanto a previsão na cidade era de 108,2 milímetros no mês, na quinta-feira (20) foram registrados 110 milímetros em alguns pontos da cidade.
Segundo a Defesa Civil (Codesal), o acumulado de chuva em apenas uma hora foi de 80 milímetros, o que equivale a 75% do previsto para todo o mês.
Foram registrados alagamentos em ruas e casas e deslizamentos de terra. O bairro de Sussuarana foi um dos mais afetados: as ruas viraram verdadeiros rios e um muro desabou, atingindo dois carros que estavam estacionados na rua.
Apesar disso, não há registrados de desabrigados ou desalojados em Salvador.
Nesta sexta-feira (21), a cidade segue com alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, que indica perigo devido as chuvas. São esperados até 100 mm de acumulado de água e ventos de até 60 km/h.
De acordo com Alana Matos, subcoordenadora da Defesa Civil, a frente fria começou no sul do Brasil e se alastrou pela área litorânea até chegar na Bahia.
Mais de 300 cidades em alerta
Apenas 73 cidades da Bahia não estão com alerta laranja do Inmet. O alerta é válido até sábado (22), para 344 cidades do estado.
Além de Salvador, cidades da Região Metropolitana, Recôncavo Baiano, sudoeste, oeste e norte são citadas no alerta.
Apenas municípios do extremo sul da Bahia, como Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas não estão sob o efeito da frente fria.
Apesar da Bahia ser o estado mais afetado, a frente fria também atinge Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, São Luís e Tocantins.
fonte: g1 bahia






