Caminhão da Mercedes bate recorde com 124 km em marcha à ré

Mercedes-Benz eActros 600DIVULGAÇÃO/MERCEDES

A Mercedes-Benz Trucks conquistou um novo título do Guinness World Records ao percorrer 124,7 quilômetros em marcha à ré com o caminhão elétrico de longa distância eActros 600, acoplado a um semirreboque.

A marca ultrapassou o recorde anterior, de cerca de 89 quilômetros, estabelecido por um caminhão a diesel nos Estados Unidos, em 2020.

A tentativa de recorde foi realizada no circuito Motorsport Arena Oschersleben, na Saxônia-Anhalt, Alemanha. O trajeto incluiu 14 curvas fechadas, projetadas para carros, e foi completado em 6 horas e 22 minutos, com uma velocidade média de 20 km/h.

Mesmo após o recorde, a Mercedes-Benz Trucks pretende realizar um segundo trecho da viagem: outros 30 quilômetros em vias públicas até Halberstadt, onde será inaugurado oficialmente, no dia 10 de julho, o novo Centro Global de Peças da Daimler Truck.

Mercedes-Benz entrou no Guiness Book com o recordeDIVULGAÇÃO/MERCEDES

Segundo a empresa, a ação tem como objetivo ampliar a visibilidade sobre temas como eletrificação do transporte, segurança rodoviária e valorização da profissão de motorista de caminhão.

A condução do eActros 600 ficou a cargo de Marco Hellgrewe, oficial das Forças Armadas Alemãs e entusiasta de caminhões, que já havia estabelecido outro recorde semelhante em 2008.

“É uma honra trazer esse recorde para a Alemanha com um caminhão 100% elétrico. Mais que um feito técnico, é uma mensagem para o futuro do transporte”, afirmou Hellgrewe.

A iniciativa contou com apoio das organizações PROFI – Pro Fahrer-Image e.V. e Blicki e.V., que atuam, respectivamente, na valorização da profissão de motorista e na educação para o trânsito. Ambas elogiaram o projeto pelo seu caráter educativo e pela visibilidade dada a temas relevantes.

Sobre o eActros 600

Lançado em novembro de 2024, o eActros 600 é o caminhão elétrico de longa distância da Mercedes-Benz Trucks. Suas principais características incluem:

  • Autonomia de até 500 km sem recarga intermediária, podendo ultrapassar 1.000 km por dia com carregamento durante pausas obrigatórias;
  • Três baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), com capacidade total instalada de 621 kWh, que permitem maior durabilidade e aproveitamento energético;
  • Vida útil estimada de até 1,2 milhão de quilômetros ou 10 anos, com 80% da capacidade da bateria ainda disponível;
  • Capacidade técnica de carga de até 44 toneladas e carga útil de cerca de 22 toneladas com semirreboque padrão.

O caminhão também já passou por rigorosos testes, incluindo a European Testing Tour 2024 (15.000 km em 22 países) e o Winter Testing Tour 2025 (6.500 km pelo norte da Europa).

Em reconhecimento a seu desempenho, foi eleito o Caminhão Internacional do Ano 2025 pela organização IToY, composta por jornalistas especializados de 24 países europeus.

Infraestrutura de carregamento ainda é desafio

Apesar dos avanços tecnológicos, a Mercedes-Benz Trucks reconhece que a falta de infraestrutura de recarga é um dos principais obstáculos à adoção em larga escala dos caminhões elétricos.

A empresa estima que existam menos de mil pontos de carregamento para caminhões pesados em toda a Europa.

Para tentar reduzir esse déficit, a Daimler Truck lançou um plano para desenvolver sua própria rede de carregamento rápido semipúblico, com mais de 3.000 pontos previstos até 2030.

Veja também...

Categorias do Blog
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

anuncie aqui

Anuncie sua marca aqui e seja visto por milhares de nossos visitantes diários

2024 | Mundial Fm 91,3 | Todos os direitos reservados | by DaQui