Rui Costa e Flávio Dino articulam para acabar com o Consórcio do Nordeste, diz jornal

Os principais dirigentes do Consórcio Nordeste são os governadores da Bahia e do Maranhão, Rui Costa (PT) e Flávio Dino (PCdoB), ambos esclarecendo a dissolução do Consórcio Nordeste. Isso porque as equipes dos dois governadores determinaram que o consórcio servia para colar o governo corrupto a nove governos da região por denúncias de desvio de verba na compra de equipamentos médicos. A informação é do jornal "Correio do Estado". Ainda de acordo com o relatório, mesmo que o consórcio seja dissolvido, do ponto de vista jurídico, os governos estaduais não vão se livrar de nenhum litígio.

Na semana passada, o Política ao Vivo já tinha adiantado que o Consórcio do Nordeste pouco a pouco está se desintegrando diante da evidente falta de união dos governadores.

Isso depois das notícias de que o Governo de Alagoas entrou na Justiça contra o Consórcio para reaver R$ 4,4 milhões perdidos em uma compra de respiradores e do calote levado pelo Governo do Maranhão de meio milhão de reais também na mesma compra.

Respiradores

Ao todo, três compras de respiradores, feitas com diferentes empresas, já são alvos de inquéritos do Ministério Público Federal (MPF).

Uma delas, referente ao negócio feito junto à Hempcare, empresa que não tinha qualquer experiência na venda de respiradores, conta ainda com o auxílio da Polícia Federal e do Ministério Público da Bahia (MP-BA) nas investigações.

Desde que os negócios tentados pelo Consórcio foram frustrados pela aparente falta de habilidade dos seus gestores, nenhuma outra compra de respiradores tentou ser feita pelo bloco. Os Estados passaram a agir sozinhos e também contaram com o auxílio do Governo Federal, que enviou centenas de ventiladores mecânicos à região na pandemia.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

Deixe um comentário

Leia também em cidades

Traduzir »
Falar com o Locutor!
Posso Ajudar?
Olá Somos da Mundial FM 91.3, Vamos Interagir?
Enable Notifications    OK No thanks