Nesta quarta-feira (02), a cidade de Basileia, na Suíça, marcou o início da Eurocopa Feminina 2025 com uma homenagem simbólica que trocou os tradicionais bonecos verdes dos semáforos por figuras femininas com bola nos pés, em referência às jogadoras que disputam o torneio.
A mudança coincidiu com o jogo de abertura do campeonato, entre Suíça e Noruega, no mesmo dia, no estádio St. Jakob-Park, principal palco do torneio, que também receberá a final em 27 de julho.
Além da mudança nos semáforos, a cidade vive uma verdadeira imersão no clima da competição. Desde terça-feira (01), as duas principais fan zones da cidade, Barfüsserplatz e Messeplatz, estão abertas ao público com atrações variadas, como shows, exibições públicas dos jogos, atividades esportivas e artísticas para todas as idades.
No mesmo dia, uma cerimônia oficial de abertura contou com apresentações artísticas, além da presença de autoridades da UEFA e do governo local.
Nesta quarta-feira, cerca de mil torcedores participaram de uma caminhada festiva até o estádio.
Como parte das ações culturais, cinco bolas de futebol gigantes foram instaladas na histórica Mittlere Brücke, ponte que liga as duas fan zones.
A intervenção artística, batizada de Bridge Kick e idealizada por Klaus Littmann, representa os cinco jogos da Euro que ocorrerão em Basileia.
Outra intervenção do artista, chamada “Am laufenden Ball”, decora as esteiras de bagagens do EuroAirport, dando boas-vindas aos visitantes com o mesmo desenho.
Euro Feminina 2025
Organizada pela UEFA, a Eurocopa Feminina 2025 acontece entre os dias 02 e 27 de julho em várias cidades suíças.
O jogo de abertura ocorreu nesta quarta (02) com a vitória da Suíça sobre a Noruega no St. Jakob-Park.
O estádio ainda sediará outras quatro partidas: Alemanha x Dinamarca (08 de julho), Holanda x França (13 de julho), um jogo das quartas de final (19 de julho) e a grande final (27 de julho).
Anfitriã da Euro Feminina 2025
Com cerca de 175 mil habitantes, Basileia é a terceira maior cidade da Suíça e conhecida por seu papel cultural e científico.
Situada no noroeste do país, na fronteira com a França e a Alemanha, a cidade abriga diversas instituições de arte e ciência, como o Museu Tinguely e a feira Art Basel, uma das mais prestigiadas do mundo.
Para a Euro Feminina, espera-se que cerca de 500 mil pessoas passem pelas fan zones até o fim do torneio.