Coronavírus: Queda de 90% no consumo de roupas reduz compras de algodão e preocupa setor

Especialistas dizem que contratos ainda não foram cancelados, mas cotonicultores já traçam estratégias para safra 2020/2021

05/04/2020 – 08:55 Por MARIANA GRILLI

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O mercado da indústria têxtil também sente os efeitos da pandemia do coronavírus. De acordo com Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), houve uma queda de 90% no consumo de vestuário no país devido ao fechamento das lojas como medida de prevenir a proliferação do vírus.

Este cenário impacta as vendas de algodão, à medida que a indústria brasileira costuma comprar a pluma mensalmente conforme a demanda, não havendo compras antecipadas em quantidades significativas, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa).

Algumas indústrias, conta o presidente da Abit, já estão fazendo pedido para entregar a matéria-prima mais para frente. “Isso vai afetar o mercado de algodão, porque vai ficar parado por pelo menos um mês. Os contratos estão sendo postergados aguardando alguma posição de quando poderemos voltar. Se você não produz, o consumo de todas as matérias-primas cai”, diz.

Fábricas paradas


Pimentel ainda ressalta que São Paulo e Rio de Janeiro representam, juntos, de 13% a 14% do consumo de vestuário do Brasil e, com lojas e shoppings fechados, grande parte da indústria já fica comprometida. Por isso, apesar de ainda não haver cancelamento de contratos, já existe a postergação e a negociação dos prazos de pagamento.

Mesmo com as vendas online, por meio de e-commerce, “varejistas de maior porte dizem que já há uma queda de 36% na atividade”, explica Pimentel, complementando que mais de 80% das fábricas estão em férias e só algumas estão operando em meio turno.

“A indústria nacional tem capacidade de absorver até 650 mil toneladas de pluma anualmente, o que, certamente, se reduzirá, em função do momento que o Brasil e o mundo estão vivenciando”, aponta a Abrapa, por meio de nota.

Márcio Brito

Márcio Brito

Designer gráfico DaQui agência Digital e colaborador Mundial fm 91.3

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