Para realizar as obras de melhoria da estrada e finalização da ponte, a Abapa destinou uma retroescavadeira, dois carros pipa, uma pá carregadeira e três caçambas, que integram o Patrulha Mecanizada, além de profissionais e técnicos. “Existia uma ponte construída há 38 anos mas que estava em condições precárias, a nova ponte foi erguida dois metros acima da anterior isso fez com que as cabeceiras ficassem mais altas e demandassem aterramento. A Abapa fez este trabalho e ainda melhorou significativamente a estrada de acesso, pedimos e prontamente fomos atendidos”, diz o vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi.
Na região do Rio de Pedras as fazendas produtoras respondem por cerca de 22 mil hectares cultivados com grãos, algodão e pecuária de corte, que isolada, concentra oito mil cabeças em regime de confinamento. Além disso, áreas menores dedicadas ao cultivo de hortaliças, mandioca e criação de peixes mantém 45 famílias em atividade. A estrada de acesso e a ponte são imprescindíveis para o escoamento destes itens e ainda, para garantir o transporte de insumos, maquinários e o ir e vir dos próprios moradores.
“Apesar do momento de grande preocupação com a saúde das pessoas, não podemos descuidar de nosso trabalho no campo. E foi assim com as obras de melhoria da estrada e da ponte na região do Rio de Pedras. O trabalho foi executado sempre observando os cuidados básicos de higiene e saúde de nossos colaboradores. Dessa forma vamos mantendo o Patrulha Mecanizada em ação garantindo melhor trafegabilidade, acessos e escoamento da produção agrícola do Oeste”, destaca o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.
Sobre o Patrulha Mecanizada – Com foco voltado para a pavimentação de estradas vicinais, os agricultores baianos mantêm o Programa Patrulha Mecanizada que somente no último ano, recuperou um total de 500 km de estradas. Além de garantir a trafegabilidade nas estradas, é preciso destacar uma intervenção em especial, a pavimentação asfáltica de um trecho de 40 km da rodovia Rio Grande; e de 33 km da Estrada da Soja, ambas em São Desidério, na região agrícola do oeste baiano. Criado e executado desde 2013, o Patrulha Mecanizada já recuperou cerca de 2,5 mil km de estradas.
Assessoria de imprensa da Abapa – 21/05/2020
Outra punição pode ser o enquadramento no crime de desobedecer ordem legal de funcionário público, com detenção de 15 dias a 6 meses.
Porém, segundo o projeto, não será imposta prisão ao infrator que assinar termo de compromisso de comparecer aos atos do processo e cumprir imediatamente a obrigatoriedade de usar máscara.
Segundo o projeto, o governo federal deverá veicular campanhas publicitárias para informar a população sobre a obrigatoriedade.
Agência Câmara.