Saiba quem é o tenente-coronel da Polícia Militar investigado por encobrir ações de milícia na Bahia

O tenente-coronel da Polícia Militar Luiz Augusto Normanha de Carvalho é investigado por encobrir ações de milícia no oeste da Bahia. As investigações do Ministério Público da Bahia (MP-BA) apontaram que ele recebeu, entre 2021 e 2024, pagamentos mensais de R$ 15 mil realizados pelo chefe da milícia, um sargento da reserva remunerada da PM.

Conforme apurado pela TV Bahia, Luiz Augusto era o diretor do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa, município que também fica no oeste do estado. Ele ganhava um salário líquido no valor de R$ 20.862,18. Ele foi exonerado do cargo nesta terça-feira (9).

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil, o oficial de alta patente recebia vantagens para encobrir ações criminosas do grupo miliciano que, por mais de 10 anos, invadiu, com uso de violência, terras de comunidades tradicionais da região de Correntina para fazendeiros locais.

O oficial é investigado por:

  • Crimes de corrupção passiva;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Associação criminosa.

 

A SSP-BA e o MP-BA informaram que as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos.

Denúncia e bloqueio de bens

 

Presos na primeira fase da “Operação Terra Justa”, o sargento apontado como chefe da milícia e um comparsa foram alvos, nesta segunda, de novos mandados de prisão preventiva. Ele e mais três pessoas foram denunciadas pelo MP-BA por crimes de organização criminosa voltada para lavagem de dinheiro decorrente da milícia.

Veja também...

Categorias do Blog
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

anuncie aqui

Anuncie sua marca aqui e seja visto por milhares de nossos visitantes diários

2024 | Mundial Fm 91,3 | Todos os direitos reservados | by DaQui